Mais
×

O que pode ajudar a amolecer as fezes do meu cachorro?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Cachorros costumam defecar uma ou duas vezes por dia, mas pode variar de acordo com a dieta de cada cão, segundo o livro "Dog Owner's Home Veterinary Handbook" (Guia veterinário caseiro para donos de cães, em tradução livre). Um ou dois movimentos fecais por dia não são preocupantes se o cão produzir fezes de tamanho natural. Se as fezes forem retidas por mais tempo, elas tendem a secar, e acabam machucando por esforço excessivo. Constipação é comum em cachorros mais velhos devido a desidratação, mas pode afetar cachorros de todas as idades.

Uma dieta rica em fibras pode aliviar a constipação e prevenir que as fezes do cão endureçam (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Água

Certifique-se que o cão tem acesso a água fresca e limpa durante todo o dia. Água ajuda a manter o corpo hidratado, prevenindo que as fezes reabsorvam líquido, o que acaba levando-as a endurecer.

Abóbora enlatada

A maioria dos cães adora comer abóbora enlatada. Ela é rica em fibra e ajuda a manter as fezes moles. Dê a abóbora pura ou misture com a ração. Use de uma colher de chá até meia xícara de abóbora. Varie a quantidade de acordo com o tamanho do cão.

Leite

A lactose no leite tende a atrair umidade para o cólon, aumentando a movimentação no intestino. Isso ajuda o cão a ir ao banheiro. Dê entre 30 ml e 60 ml de leite ao seu cão duas vezes por dia para amolecer as fezes e aliviar a constipação. Continue dando leite até que seu cachorro volte a ir ao banheiro normalmente.

Fibra

Cachorros que comem muitos biscoitos podem sofrer constipação devido à falta de fibras na dieta. Use casca de semente de psyllium para adicionar fibra à dieta do seu cão. De uma a cinco colheres de chá de casca de semente de psyllium é suficiente para melhorar a constipação. Até mesmo farelo de aveia é uma boa fonte de fibras. Dê uma colher de chá ao cachorro no começo, depois aumente para duas colheres de chá, até que o cão volte a ir ao banheiro sem muito esforço.

Remédio para amolecer fezes

Consulte seu veterinário para conseguir remédios para amolecer fezes. Produtos que contém lactulose ajuda a reter água no intestino e amolecer as fezes. Siga as instruções do veterinário ao pé da letra para evitar que seu cão sofra uma overdose.

Dicas

As vezes, cachorros tendem a suprimir a vontade de defecar. Isso pode fazer com que as fezes endureçam enquanto são retidas no cólon. Leve seu cão para caminhar frequentemente para evitar que isso aconteça. Falta de exercício pode fazer com que o intestino fique preguiçoso. Correr e brincar previne constipação e endurecimento das fezes.

Precauções

Evite dar muitas guloseimas ao seu cachorro, como ossos e biscoitos. Comer muitas guloseimas pode levar a constipação. Pare de dar as guloseimas caso seu cão esteja sofrendo de constipação.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article