Saúde

Como ajudar um cachorro a aliviar a coceira após uma cirurgia

Escrito por rene agredano | Traduzido por lara scheffer
Como ajudar um cachorro a aliviar a coceira após uma cirurgia

Frequentemente, a parte mais difícil de uma cirurgia é evitar que o seu cão arranhe a incisão

chien tres fatigué image by gilles vallée from Fotolia.com

Depois que um cão passa por uma cirurgia, muitas vezes a pior parte do processo de recuperação é evitar que ele arranhe o local da incisão. Conforme o corte se cura, a pele em volta da sutura se seca, e os animais buscarão por alívio lambendo e mordendo os pontos de forma compulsiva, podendo causar irritação, acúmulo de líquido e inchaço. No entanto, é possível ajudar seu cachorro a aliviar a coceira, o que acelerará o processo de cura.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Medicamento tópico anti-coceira
  • Compressa quente
  • Colar pós-cirurgia em forma de cone
  • Camiseta

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Aplique uma solução tópica para aliviar a coceira na incisão. Use um cotonete esterilizado para aplicar algum medicamento vendido sem receitas diretamente no corte, como aloe vera, creme de calêndula, gel de arnica ou uma pomada antibiótica.

  2. 2

    Coloque uma compressa quente no local três vezes por dia para reduzir o inchaço, irritação e ajudar na drenagem de fluidos. Alguns cães preferem compressas frias, então talvez você precise testar para descobrir qual delas ajuda mais o seu animal.

  3. 3

    Peça pela prescrição de um corticosteroide ao seu veterinário se a coceira de seu cão for grave a ponto de comprometer o local da cirurgia. Remédios esteroides como cortisona, hidrocortisona, prednisona e dexametasona fornecem alívio rápido para problemas de saúde de curto prazo. Antes de administrar os medicamentos, leia os rótulos e esteja ciente dos possíveis efeitos colaterais que eles podem causar na saúde de seu cachorro.

  4. 4

    Distraia o seu cachorro da coceira. Use um colar elizabetano, que pode ser encontrado em um consultório veterinário ou loja de animais de estimação, coloque-o em volta do pescoço de seu cão e mantenha-o justo e fechado. O animal deve usá-lo constantemente a menos que seja preciso removê-lo para comer e beber. Por mais que ele não goste do colar, lembre-se de que ele é o melhor método para evitar que seu cão alcance a incisão com a boca e arranhe os pontos.

Dicas & Advertências

  • Além do colar elizabetano, você pode vestir seu cachorro com uma camiseta que cubra o local da cirurgia. Para pontos na parte dianteira do corpo, passe a cabeça do animal pela abertura do pescoço, coloque as patas nos buracos para os braços e amarre a bainha em um nó sobre suas costas. Para cirurgias na metade traseira do corpo, a camiseta deve ser colocada ao contrário, com a cauda passando pela abertura do pescoço.
  • Se uma camiseta não funcionar, compre uma roupa pós-cirúrgica feita especialmente para cães. Elas são feitas em lycra e existem em peças inteiras e peças para metade do corpo.
  • Verifique a área da incisão com frequência para procurar por sinais de trauma, inclusive vermelhidão intensa, inchaço, secreção ou odores desagradáveis, pois isso pode indicar uma infecção. Entre em contato com seu veterinário se encontrar qualquer um desses sintomas.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media