Mais
×

Como ajudar uma criança a expressar seus sentimentos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como ajudar uma criança a expressar seus sentimentos. Ajudar uma criança a expressar seus sentimentos pode ser um desafio. Ela muitas vezes não compreende o alcance de seus sentimentos, o que pode se tornar uma experiência frustrante. Ao ajudá-la a identificá-los e expressá-los, você estará ajudando-a a lidar com suas emoções de uma forma saudável. Leia mais para aprender como fazê-lo.

Instruções

Ajude uma criança a expressar sentimentos
  1. Dê um nome ao sentimento. Ajude a criança a dar um nome à sensação que está experimentando. Isto vai ensiná-la o que significa determinada sensação. Por exemplo, você pode dizer: "Este quebra-cabeças parece que é frustrante para você" ou "Quando zombam de mim também fico com raiva."

  2. Faça-a desenhar seus sentimentos. Ao desenhar o que estão sentindo, elas passam pelo processo de pensar no sentimento e realmente explorarem suas emoções. Também coloca uma imagem do sentimento em suas mentes e as ajuda a reconhecê-lo quando aparecer novamente.

  3. Deixe-as representar o sentimento com bonecos. Às vezes, as crianças ficam mais confortáveis ​​usando personagens "imaginários" para representar grandes e assustadores sentimentos como a raiva.

  4. Leia livros sobre sentimentos. As crianças adoram livros e quando estão escutando histórias sobre seus sentimentos também estão aprendendo a expressá-los.

  5. Fale sobre sentimentos. Na hora de dormir, jogue o "jogo dos sentimentos." Peça-lhe para lembrar de uma hora do dia em que ela se sentiu feliz, triste, irritada, frustrada ou surpresa. Crianças mais velhas podem falar de alguns sentimentos mais sofisticados, tais como nervosismo, vergonha, sentirem-se bem ou mal consigo mesmas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article