Mais
×

Como ajudar crianças com dificuldade de aprendizagem em matemática

Atualizado em 17 abril, 2017

Descobrir que seu filho tem dificuldade em matemática pode ser alarmante. É importante que todos fiquem mais envolvidos com a educação e a aprendizagem das crianças. Quanto mais envolvidas as pessoas estão, mais fácil será para a criança. Ter consciência do que está acontecendo, além da deficiência em matemática, fará com que o estresse de todos diminua. Problemas com a memorização de séries de números, inconsistência nos cálculos, dificuldade em interpretar números escritos e a linguagem da própria matemática muitas vezes deixam as crianças confusas. Há várias maneiras de ajudá-las e, com o auxílio de pais e professores, a matemática não será um assunto estressante.

Instruções

Dificuldades de aprendizagem em matemática podem ser estressantes para as crianças (doing my homework image by Renata Osinska from Fotolia.com)
  1. Apoie a criança e ajude-a a ter uma autoestima alta. Encoraje-a e fique calmo, porque, se ela vir um pai ou um professor se estressando por causa de sua deficiência, se estressará e se sentirá desencorajada. Esse ressentimento fará com que os problemas atuais e futuros na matérias sejam alarmantes.

  2. Pesquise sobre dificuldades em matemática de crianças e aprenda sobre novas técnicas de desenvolvimentos que estão sendo usadas para ajudar na experiência de aprender. Talvez haja outras opções, como um nível diferente na aula de matemática ou com outro professor, que tenha um histórico maior lidando com crianças com dificuldades.

  3. Fale pela criança com deficiência. Pode ser que haja uma ajuda extra oferecida ou uma aula especial que está sendo negligenciada. Fique com a mente aberta quando se comunicar com os professores e funcionários. Mantenha a calma e não se estresse, se a ajuda extra não for concedida de imediato. Solicite exercícios de matemática adicionais para ajudar a criança com a memorização. Peça planilhas que incluam as instruções que o professor passou na aula, para que a criança tenha uma referência na hora da tarefa de casa.

  4. Incentive a criança a praticar os problemas de matemática e permaneça ao seu lado a todo momento. Perceba quando a criança estiver se frustrando ou tendo dificuldades de compreensão de um problema e encontre algo para distraí-la. Uma vez que ela se acalmou, continue com o problema.

  5. Ofereça recursos adicionais para a criança, como tabelas de tabuada, se ela estiver tendo dificuldades de memorização de resultados básicos. Ofereça tempo extra durante uma prova ou deixe-a ir a uma sala no recreio para fazer o teste, se ela ficar nervosa perto do resto da classe. Ofereça o máximo de alternativas possíveis para crianças com dificuldades em matemática.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article