×
Loading ...

Como ajudar crianças a escreverem em um caderno de caligrafia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As crianças que estão aprendendo a ler e escrever, na maioria das vezes, começam estudando o abecedário. Superada essa fase, elas podem, então, aprender a escrever frases simples. Como as crianças, geralmente, possuem letras grandes e desordenadas, pode ser necessário que elas usem um caderno de caligrafia para praticar a escrita. Este tipo de papel terá espaçamento extra e uma linha central para ajudá-las.

Instruções

Depois de aprender todas as letras, crianças podem começar a escrever frases (Pencil image by Alla Chichkina from Fotolia.com)
  1. Instrua seu filho a ditar uma sentença que contenha um sujeito, que é o foco da frase, e um verbo, que é a ação. Escreva-a em uma folha de papel, utilizando letras grandes e legíveis.

    Loading...
    É importante estruturar as frases corretamente (boy writes to writing-books image by Stepanov from Fotolia.com)
  2. Coloque a folha na frente do seu filho e posicione o caderno de caligrafia sobre o papel. Dê-lhe um lápis e instrua-o a copiar a frase em seu caderno. Ensine-o a manter as letras minúsculas abaixo da linha do meio e a começar todas as letras mais altas, como o "H" e "T", na linha superior.

  3. Lembre seu filho que cada frase começa com uma letra maiúscula e terminá-la com um sinal de pontuação, como um ponto final, de exclamação ou de interrogação. Se a sentença contiver nomes próprios, ensine-o que esses devem ser escritos com letras maiúsculas. Depois que ele terminar, deixe-o ler a frase em voz alta, ajudando-o quando necessário.

    Escreva frases que contem uma história (Young child learning to write her name image by levo from Fotolia.com)
Loading...

O que você precisa

  • Lápis
  • Caderno de caligrafia

Referências

Loading ...
Loading ...