on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ajudar crianças com interpretação de texto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando uma criança chega em casa com notas ruins de interpretação de texto, é frustrante para os pais, mas é ainda mais para ela mesma. Claro, os pais e professores querem ajudar as crianças que têm dificuldades com interpretação de texto. Felizmente, existem várias maneiras de ajudar as crianças a compreender e reter o que leem ao menos por tempo suficiente para realizar uma prova ou discutir o assunto. Você só tem que encontrar a técnica que funciona para o aluno em questão.

Instruções

Praticar muito é uma maneira de ajudar a melhorar a interpretação de texto de seu filho (child reading image by Ryan Shapiro from Fotolia.com)
  1. Escute à criança lendo em voz alta. Determine se ela consegue ler as palavras na página ou se é aí que está o problema. Reveja as regras de leitura para garantir que ela tenha um bom entendimento disso para ajudar em sua interpretação de texto.

    Loading...
  2. Use a repetição em seu ensinamento. Comece com uma palavra ou som em especial, se estiver usando a fonética, e peça que a criança leia uma história que repita esse som ou palavra várias vezes. Continue com outra palavra ou som quando o primeiro for dominado.

  3. Escolha livros que interessem a criança ou deixe que ela os escolha, pois muitos alunos ficam entediados com o texto e suas mentes vagam durante a leitura, fazendo com que não compreendam nada.

  4. Encoraje o estudante a ler mais, pois às vezes a compreensão é só uma questão de praticar a habilidade. Ensine-o a enxergar as frases como um todo, sem se concentrar muito nos sons letra por letra apenas para ler as palavras corretas.

  5. Leia em voz alta com a criança. Leia um pouco devagar e acompanhe com seu dedo para que ela possa ver e ouvir a palavra ao mesmo tempo. Usar os dois sentidos ajudará a aumentar a compreensão da leitura.

  6. Faça cartões de palavras visuais ou das que o aluno erra repetidamente. Reveja essas palavras frequentemente para que, quando ele a vir em um livro, saiba imediatamente.

  7. Evite a leitura cronometrada em sala de aula, onde o aluno tem uma quantidade limitada de tempo para ler a história e responder perguntas, pois isso causa estresse, o que pode diminuir a compreensão. Deixe o estudante gastar todo o tempo necessário para fazer isso. Com o tempo, ele lerá mais rápido.

Loading...

Dicas

  • Se você tentou todos os passos acima e seu filho ainda tiver dificuldades, considere examiná-lo e verificar se ele sofre de alguma deficiência de leitura, como dislexia. Quando souber qual é o problema, você pode trabalhar para ajudá-lo a ler e compreender melhor. Às vezes, a compreensão é só uma questão de tempo. Alguns estudantes são mais "lentos". Embora seu aluno não tenha uma boa interpretação de texto hoje, talvez ela surja de repente amanhã.

O que você precisa

  • Livros

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...