Mais
×

Como ajudar a descer os testículos em filhotes de cachorros

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ocasionalmente, um filhote de cachorro pode chegar a 8 semanas de idade sem ter ambos os testículos fora do escroto. Essa condição é chamada de criptorquidia, ou testículos retidos. A criptorquidia é um condição genética que é passada de pai para filho em cachorros, e filhotes com esse problema devem ser castrados para eliminar esse traço. É importante que seja tratado para prevenir o desenvolvimento de câncer no testículo, e a castração pode ser a melhor chance para ele.

Instruções

Um filhote com um ou dois testículos retidos deve ser castrado para prevenir a propagação dessa condição (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Pergunte ao seu veterinário ou a um criador de cães em qual idade os testículos já devem ter descido. Esse período varia entre as diferenças raças. Se eles não tiverem descido em 8 semanas de idade, o filhote pode ser diagnosticado com criptorquidia, mas não sera o resultado definitivamente até que ele tenha atingido a puberdade.

  2. Leve seu filhote a um veterinário licenciado para verificar que o testículo não desceu. Nem sempre é visualmente evidente que eles desceram, então apalpar o escroto para achá-los requer prática.

  3. Considere as suas opções. Não é recomendado que animais com criptorquidia cruzem, devido à condição ser herdada, então a melhor opção pode ser castrar o animal, quando o veterinário removerá os dois testículos. Uma outra alternativa é, se estiver decidido a fazê-lo cruzar, pedir para o veterinário descer os dois testículos com cirurgia. A terapia de hormônio também é usada às vezes, mas há pouca evidência científica de que esse tratamento seja eficaz. As duas opções são consideradas ineficazes, assim como antiéticas pelos veterinários, criadores e exibicionistas de cães.

Aviso

  • Induzir que os testículos desçam artificialmente é considerado antiético, pois é um defeito hereditário que tem implicações médicas sérias para o animal afetado e sua prole, que será afetada ou carregarão o gene da criptorquidia. Também é antiético de um ponto de vista comercial: corrigir os testículos de um cachorro cirurgicamente ilude os juízes de exibições, os clientes de um criador e compradores potenciais, e os faz pensar que o animal é fisicamente e geneticamente saudável, quando não o é. No geral, ajudar a descer os testículos de filhotes não é recomendado, mas, de qualquer maneira, o conselho e ajuda de um veterinário qualificado é de extrema importância.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article