on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ajudar meu filho pré-adolescente com problemas de socialização

Atualizado em 17 abril, 2017

Nunca é cedo demais para ajudar crianças a superar dificuldades de socialização que podem tornar a vida delas mais difícil. Ao incentivar o seu pré-adolescente a se envolver com outras pessoas e manter uma atitude positiva, você pode ajudá-lo a crescer de forma confiante e independente.

Instruções

Estimule a criança a passar um tempo com os amigos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Limite o tempo do pré-adolescente na frente da televisão ou do computador. Você não pode forçá-lo a se socializar, mas o menor acesso a televisão e computador pode incentivá-lo a procurar passatempos com outras pessoas.

    Loading...
  2. Pratique linguagem corporal com seu filho. Por exempo, lembre-o de manter contato visual durante uma conversa ou de sorrir quando vir um amigo. Desencoraje-o a falar baixo. Após ele ter se familiarizado com a linguagem corporal, poderá se sentir mais confiante. Se necessário, reveja questões básicas de higiene pessoal, cuidados com a aparência e boas maneiras.

  3. Estimule-o a passar um tempo com um amigo ou um grupo de colegas. Você pode sugerir uma atividade para os pré-adolescentes fazerem juntos, mas prepare-se para ajudá-los nessa tarefa. Por exemplo, pode ser preciso dar uma carona até o cinema ou dar a passagem de ônibus a eles.

  4. Direcione a criança a atividades extracurriculares. Não force atividades, mas sugira casualmente grupos que sejam do interesse dele. Por exemplo, mencione que a escola possui um clube de xadrez ou um time de esportes. Esse passo é mais fácil se a criança tiver um amigo que já faça alguma atividade.

  5. Converse com o pré-adolescente após a escola. Pergunte como foi seu dia. Se ele der uma resposta curta, peça para ele a elaborar melhor. Peça a opinião dele sobre pequenos assuntos. Ajude-o a se familiarizar com conversas e discussões.

  6. Seja um exemplo de comportamento social para seu filho. Elogie as pessoas à sua volta e ria com os amigos. Convide amigos para pequenas reuniões em casa. O pré-adolescente poderá aprender gradualmente seguindo seu exemplo.

  7. Estimule independência. Por exemplo, ao lanchar em uma lanchonete, deixe o adolescente fazer o próprio pedido. Não fale por ele; dê-lhe uma chance para responder as perguntas direcionadas a ele.

Loading...

Dicas

  • Não rotule a criança como tímida. Ela poderá crescer acreditando que não pode alterar essa característica.

Referências

Loading ...
Loading ...