Mais
×

Como ajudar um filhote de passarinho que caiu do ninho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Às vezes você encontra um passarinho filhote que está saltitando e tropeçando pelo seu quintal. Há algumas histórias antigas que dizem que, ao tocar um filhote de pássaro, você deixaria seu cheiro nele e a mãe o abandonaria. Isso não é verdade, pois você pode ajudá-lo se achar que ele caiu do ninho, mas antes tenha certeza de que ele não é um passarinho que está aprendendo a voar.

Instruções

Pássaros filhotes que estão aprendendo a voar são chamados de recém-emplumados (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Observe a mãe e os outros filhotes para descobrir se ele realmente caiu do ninho ou está aprendendo a voar. Na maioria das vezes, a mãe está fora em busca de comida ou observando de longe o filhote e, quanto mais você interferir, mais demorará até que ela volte. Entretanto, algumas vezes intervir pode ser necessário e você precisará colocar o filhote de volta ao seu ninho, caso seja possível. Você também pode fazer um ninho temporário com uma bacia plástica e alguns papéis toalha. Faça alguns buracos de drenagem na parte inferior da bacia e prenda-a em uma árvore ou em um arbusto com um prego e coloque o filhote lá dentro.

  2. Fique a uma distância segura para observar o filhote e intervir se for necessário, caso algum predador apareça, por exemplo. Alguns que ainda não sabem voar perfeitamente estão muito vulneráveis a todos os tipos de predadores como cobras, gatos, cachorros e alguns outros pássaros. Não fique tão perto, ou irá afastar os pais dele, e nem tão longe, para poder prestar ajuda se precisar. Espere e assista a natureza se revelar.

  3. Pegue o filhote com as duas mãos caso não encontre o ninho e não tenha nada para fazer um ninho temporário. Você terá que mover o passarinho para um local seguro e perto do seu ninho verdadeiro. Por exemplo, se ele estiver próximo de uma calçada ou estrada, mova-o para um local seguro de carros, pessoas e cachorros da vizinhança. Coloque-o embaixo de uma folhagem espessa ou no alto de uma árvore para que os pais possam observá-lo. Com certeza eles estarão te olhando e encontrarão o bebê facilmente. Assim que ele começar a piar e fazer barulho, os pais irão responder com comida e atenção.

    Tanto os cardeais macho quanto fêmea ajudam a criar seus filhotes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. Caso o pássaro esteja machucado e precise de cuidados, entre em contato com a organização responsável pela reabilitação dos animais em vida selvagem. Não tente cuidar você mesmo da ave, porque os filhotes precisam ser alimentados a cada 20 minutos e seguem complicadas dietas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article