Mais
×

Como ajudar um gatinho com as patas traseiras fracas e o rabo sobre as costas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Fraqueza nas patas traseiras de um gatinho pode indicar uma condição médica como defeito espinhal, danos na medula espinhal, anemia, fratura ou diabetes. No entanto, se o gatinho também carrega o rabo sobre as costas, o problema também pode estar ligado à cauda. Um acidente, como o rabo ficar preso em uma porta ou debaixo da roda de um carro, poderia causar choque e fazer com que as patas traseiras do gatinho pareçam fracas. O tratamento depende do diagnóstico, e fazê-lo precocemente é essencial, especialmente se o gatinho parece estar com dor.

Instruções

Esteja atento a mudanças no comportamento do seu gatinho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Procure por outros sintomas em seu gatinho. Um gato com diabetes pode beber mais água e urinar com mais frequência, além de pode perder peso. Os altos níveis de glicose no sangue de um gato diabético causam neuropatia ou dano do nervo, e isso pode causar fraqueza nas patas traseiras.

    Se o gatinho for anêmico e estiver em um estado geral de fraqueza, suas gengivas ficam pálidas. Se tiver um defeito na coluna vertebral, ele pode ser incapaz de andar, o que poderia contribuir também para a posição incomum do rabo.

    Se o gato manca, o rabo e as patas traseiras podem ter ficado presos em uma porta ou debaixo de uma cadeira. Nesse caso, o gatinho pode sentir dor no rabo ou as pernas. Verifique se há feridas visíveis nas pernas ou no rabo.

  2. Mantenha o gatinho calmo e coloque-o sob um cobertor quente na sua casinha, ou peça para alguém segurá-lo em um cobertor enquanto você o leva ao veterinário. Não permita que seu animal se mova, especialmente se você suspeitar que ele tenha uma fratura.

  3. Consulte um veterinário, que vai determinar a causa do comportamento do gato. Ele pode tirar radiografias para detectar alguma fratura ou um defeito na espinha, e ele vai fazer exames de sangue para determinar os níveis de açúcar e se o gatinho está anêmico.

  4. Administre o tratamento como recomendado pelo veterinário. Se seu gatinho for anêmico, o tratamento consiste de uma mudança para um leite em pó para gatos de qualidade. O gatinho pode também precisar de suplementos e vitaminas. O diabetes é gerenciado com administração periódica de injeções de insulina para equilibrar os níveis de glicose no sangue. Um defeito na espinha pode exigir cirurgia.

Dicas

  • Se o gatinho normalmente carrega o rabo nas costas, isso é considerado normal. A posição do rabo varia de gato para gato.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article