Mais
×

Como ajudar um pato que está machucado

Atualizado em 21 novembro, 2016

Patos fazem suas casas em muitas áreas frequentadas por pessoas, como em torno de lagos e parques. É agradável vê-los atravessando uma lagoa, mas ocasionalmente eles sofrem lesões por causa de acidentes, circunstâncias naturais e, infelizmente, negligência humana. Seja o seu próprio pato doméstico que tenha se ferido ou o que você encontrou, há algumas precauções que aliviarão o estresse e ajudarão a curar a ave.

Instruções

Patos se alimentam, principalmente, de plantas e organismos aquáticos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Ajudando um pato machucado

  1. Capture o pato. Se ele for um animal doméstico e acostumado a seres humanos, você será capaz de simplesmente se aproximar e pegá-lo. Caso ele estiver assustado, ou caso ele seja um pato selvagem, faça um prato com comida de cachorro úmida e espere que ele comece a comer. Uma vez que o animal começar a comer, jogue uma rede sobre ele. Se possível, tente guiá-lo para uma área fechada, como um galpão ou uma garagem, assim ficará mais fácil para capturá-lo. Logo que render o animal, segure-o suavemente pelo pescoço e segure seu corpo confortavelmente para que ele não se bata.

  2. Prepare uma caixa para o pato que seja grande o suficiente. Forre-a com um cobertor macio ou uma toalha para acomodá-lo. Coloque-o dentro da caixa e a cubra com uma tampa com orifícios para ventilação, ou com outro cobertor ou toalha, e deixe-o sozinho por pelo menos uma hora. A escuridão ajuda a acalmar o animal e permite que ele tenha tempo para sair do estado de choque.

  3. Entre em contato com profissionais de animais aquáticos. No caso de um pato doméstico, leve-o a um veterinário imediatamente. Patos e aves em geral são sensíveis a lesões e precisam de cuidados imediatos. Se ele for selvagem, contate o grupo de resgate de animais selvagens local ou o controle de animais para ajudar a cuidar do ferimento.

  4. Leve o pato para ser tratado. Dirija-o a um veterinário ou centro de resgate o mais rápido possível. Quanto mais rápido ele receber tratamento, melhor será o resultado. Não tente avaliar os ferimentos você mesmo. Isso pode causar mais prejuízos.

Aviso

  • Não alimente ou dê água ao pato ferido. Ele pode estar em choque e inalar a comida ou a água, caso se você tente dar-lhe algo.

O que você precisa

  • Rede
  • Caixa
  • Cobertor
  • Acesso à internet
  • Telefone
  • Veterinário
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article