×
Loading ...

Como ajudar uma pessoa que perdeu um dos pais

A perda de um pai ou uma mãe pode causar uma das mais traumáticas experiências na vida de uma pessoa. A dor pode tomar conta sem que o indivíduo perceba. Oferecer auxílio pode ajudar a pessoa a melhorar. Porém, muitos amigos bem intencionados podem trazer mais dor à pessoa por não entender como devem oferecer um apoio adequado. Aprender como oferecer ajuda preservará seu relacionamento com a pessoa em luto e dará a ela a assistência de que tanto necessita.

Instruções

Deixar uma pessoa falar sobre quem ela perdeu é uma boa forma de oferecer ajuda (Andrea Morini/Photodisc/Getty Images)
  1. Ouça. A Universidade do Estado de Ohio declara que ouvir uma pessoa que está passando pelo luto pode ser a melhor ajuda. Se o pai ou a mãe de uma pessoa morre, ouça-a falar sobre preocupações, medos e emoções. Evite tentar dar respostas ou declarações triviais.

    Loading...
  2. Pergunte acerca do pai ou da mãe. A pessoa em luto pode precisar contar histórias engraçadas envolvendo o falecido e falar sobre coisas positivas das quais se lembre sobre o relacionamento que tinham. Isso vai ajudar a processar a perda e preservar a memória da pessoa perdida.

  3. Ofereça um abraço. Quando uma pessoa perde o pai ou a mãe, ela perde também um dos membros mais importantes de seu sistema de apoio. Dar a essa pessoa um abraço estabelece você como um membro daquele sistema de apoio. Se ela começar a chorar quando você a abraçar, deixe-a chorar. Um abraço cria uma atmosfera saudável para a pessoa em luto, de acordo com o site "Education".

  4. Atenda a necessidades reais. Uma pessoa que passou recentemente pela morte de um familiar pode não ter tempo para limpar ou cozinhar. Ofereça sua ajuda para fazer refeições para a família dela ou para limpar sua casa. Isso vai permitir que sua vida continue e dará a ela a oportunidade de passar pela dor da perda por quanto tempo necessitar.

  5. Sente-se em silêncio. Uma pessoa em luto pode precisar sentar-se em silêncio e simplesmente pensar sobre seu pai ou sua mãe. Ofereça-se para sentar-se com ela. Isso lhe dará apoio sem precisar ter uma conversa, de acordo com "Help Guide".

Loading...

Aviso

  • Evite dizer à pessoa enlutada que você entende como ela se sente. Essa declaração não vai ajudá-la a progredir no processo da dor.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...