Como ajudar uma pessoa que está sofrendo de distúrbio bipolar

Escrito por anna green Google | Traduzido por fellipe jardim
Como ajudar uma pessoa que está sofrendo de distúrbio bipolar

Pergunte diretamente à pessoa com distúrbio bipolar o que você pode fazer para ajudar

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

O transtorno bipolar, também conhecido como psicose maníaco-depressiva, é uma doença mental marcada pela depressão e euforia. Ele é uma doença que dura a vida toda, a qual é geralmente tratada por medicação e psicoterapia. Embora o transtorno bipolar possa ser incapacitante, muitas pessoas que lidam com a psicose maníaco-depressiva levam uma vida produtiva e bem-sucedida com o apoio de seus amigos, familiares e médicos. Para ajudar uma pessoa que sofre de transtorno bipolar, é importante entender o que a doença acarreta e mostrar paciência e compreensão.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Saiba mais sobre a natureza da doença. O transtorno bipolar é uma doença complexa, que está cercada por muitos mitos. Para melhor ajudar uma pessoa que sofre de transtorno bipolar, é importante entender os efeitos da doença e os tipos de tratamentos usados para controlá-la. Ler livros, conversar com psiquiatras e fazer perguntas respeitosas ao próprio paciente pode fornecer uma visão sobre a natureza do problema.

  2. 2

    Pergunte diretamente à pessoa o que você pode fazer para ajudar. Uma pessoa com transtorno bipolar terá necessidades diferentes, dependendo de qual ciclo da doença ela se encontra. Se ela é maníaca, pode ser necessário passar um tempo com ela para assegurar que a pessoa não se envolva em quaisquer atividades impulsivas que possam colocá-la em perigo. Se ela está se sentindo deprimida, pode ser necessário ajudá-la a cuidar de tarefas diárias. Caso se torne impossível avaliar seu estado de espírito, não tenha medo de perguntar o que você pode fazer para ajudar.

  3. 3

    Evite desconsiderar ou fazer suposições sobre o que a pessoa está enfrentando. Pessoas com transtorno bipolar podem agir impulsivamente, de forma agressiva ou se comportar de maneira socialmente inaceitável​​. Embora possa ser difícil aceitar estes comportamentos, tenha em mente que eles são um produto da doença. Falar com a pessoa bipolar e ajudá-la a contatar seu psiquiatra será mais útil do que criticar seu comportamento.

  4. 4

    Assista às reuniões de grupo. A maioria das cidades têm grupos de apoio para os amigos e familiares de pessoas que sofrem de transtorno bipolar. Esses grupos não só ensinarão estratégias úteis ​​que podem ajudá-lo a tornar a vida do seu ente querido mais fácil, como também ensinarão como romper o estigma público de transtorno bipolar.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media