Como ajustar os amortecedores de uma Kawasaki Vulcan 1993

Escrito por brianna collins | Traduzido por philipe oliveira
Como ajustar os amortecedores de uma Kawasaki Vulcan 1993
Uma bomba de ar para pneu é uma ferramenta importante no ajuste dos amortecedores da Vulcan (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Uma das motocicletas Kawasaki mais produzidas, a Vulcan, tem sido produzida desde 1980. Em 1993, a Kawasaki lançou dois modelos diferentes: uma com um motor de 500 cc e outra com um motor de 750 cc. Apesar das diferenças de engenharia entre os dois modelos de 1993, as instruções gerais de manutenção são semelhantes para ambos. A Kawasaki inclui informações sobre como ajustar os amortecedores traseiros da moto no manual do proprietário de cada modelo.

Instruções

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    Permita que a moto resfrie até a temperatura ambiente antes de ajustar os amortecedores da Vulcan.

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    Coloque a Vulcan no descanso central para levantar a roda traseira da moto do chão. Estabilize a moto nessa posição.

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    Retire as tampas das válvulas de ar, localizadas nos amortecedores traseiros esquerdo e direito.

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    Use um manômetro de pressão para checar a pressão em cada amortecedor. O nível de pressão ideal varia de acordo com as condições de pilotagem e peso, mas deverá ser em torno de 43 psi de pressão na maioria das motocicletas.

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    Ajuste a pressão de ar em cada amortecedor até quando estiver por volta de 43 psi em cada amortecedor. Aumente a pressão injetando ar através da válvula usando uma bomba de ar de pneu comum. Abaixe a pressão apertando levemente a válvula central para liberar o ar em cada amortecedor.

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    Repita o processo e ajuste a pressão a cada vez que pilotar a moto levando pesos diferentes.

Dicas & Advertências

  • A média de 43 psi em cada amortecedor é mais adequada para um só motociclista de 68 Kg. Para um piloto mais pesado, ou caso leve um passageiro, aumente a pressão adequadamente. Tenha certeza de nunca exceder com 65 psi em cada amortecedor.
  • Quando estiver ajustando os amortecedor, coloque ar em cada amortecedor bem devagar. Introduzir ar rapidamente pode causar um rompimento do selo da lubrificação do amortecedor.

O que você precisa?

  • Manômetro de pressão de ar
  • Bomba de ar para pneu

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