Mais
×

Como ajustar um bebê à troca de fuso-horário?

Atualizado em 20 julho, 2017

Uma das maiores preocupações dos pais que viajam com crianças é a forma como a família se ajustará ao fuso horário. Isso é especialmente importante para os pais que adaptaram recentemente o sono noturno dos bebês. Não se preocupe; a interrupção do sono devido à viagem não é uma mudança permanente e há várias maneiras de ajustar o bebê aos efeitos da troca de fuso-horário. Torne a viagem ao exterior mais agradável para toda a família.

Instruções

Bebês podem dormir em quase todos os lugares (Brayden Howie/iStock/Getty Images)

    Antes da viagem

  1. Ajuste o sono e o horário de alimentação do bebê gradativamente ao novo fuso horário nas semanas anteriores à viagem. Quanto menor for a diferença de tempo, mais fácil será para ajustar quando você retornar para a casa. Faça isso gradativamente, começando semanas antes da viagem. Não tente mudar nada drasticamente. Um bebê cansado não viajará bem no avião.

  2. Arrume todos os itens necessários para os rituais de sono, como cobertores especiais, brinquedos ou livros. Mas certifique-se de que esses itens sejam todos substituíveis, já que podem se perder durante viagem (leve um cobertor reserva, por exemplo). A última coisa que você irá querer é perder o cobertor especial do seu bebê a mil milhas de casa.

  3. Solicite um berço para o voo. Muitas companhias aéreas oferecem um berço para voos internacionais. Parece estranho, mas um bebê bem descansado dormirá melhor assim que chegar.

  4. Leve a cadeirinha de carro se o seu bebê gostar de dormir nela. Também leve um carrinho dobrável para cochilos repentinos.

    Durante o voo

  1. Mantenha-se hidratado. Uma das razões da exaustão ao chegar em um novo destino é a desidratação. Então, ficar hidratado e manter os seus pequeninos hidratados no voo o ajudará a se sentir mais fortalecido ao aterrissar.

  2. Se a hora de mamar ou tirar uma soneca acontecer durante a viagem de avião, não se preocupe. Os bebês podem dormir em qualquer lugar quando estão cansados​​, por isso sonecas são definitivamente previsíveis no avião. Amamentar o bebê é uma boa maneira de fornecer-lhe carinho. As comissários de bordo geralmente estão mais do que dispostas a ajudar com qualquer problema de alimentação ou de sono, se puderem. Lembre-se, um bebê feliz mantém o resto dos passageiros felizes também.

  3. Se a hora da soneca cair perto da aterrissagem, tente manter o bebê acordado até chegar ao hotel.

    Ajustando o bebê à troca de fuso-horário

  1. Se você chegar na parte da manhã ou no final da tarde, tente manter o bebê acordado até a noite, mesmo que seja o tempo de sono normal dele. Se chegar de manhã, mantenha-o acordado até o meio-dia do novo destino. Se ela ficar muito sonolento, deixe-o cair no sono, mas à luz dia (não feche as cortinas se estiver no quarto) e seja um pouco mais ruidoso do que o habitual. Não deixe-o dormir por mais tempo do que um cochilo normal na volta para casa.

  2. Gaste tanto tempo ao ar livre quanto possível. A luz do sol ajudará a redefinir o relógio interno do seu bebê ao novo fuso horário.

  3. Mantenha o bebê com roupas durante o cochilo, não em pijamas. Guarde isso para a noite.

  4. Gaste energia durante o dia. Pouco antes de voltar para o hotel, à noite, encontre um parque local ou praça, onde as crianças possam correr, brincar e gastar bastante energia. Essa é uma boa maneira de conhecer os pais locais e começar a descobrir as atrações e atividades para a família na área.

  5. Quando for a hora de dormir, realize os mesmos rituais que você faria em casa, mesmo que o seu bebê não esteja muito cansado. Dê um banho, coloque o pijama, leia livros e cante para ela. Se ela não dormir de imediato, não se preocupe. Leia alguns livros extras ou cante mais músicas, mas faça o mínimo possível de esforço e mantenha o quarto um pouco escuro.

  6. Mantenha as luzes baixas e um estado de espírito calmo se o bebê acordar à noite. Alimente-o com um lanche ou leia para ele, mas não faça jogos excitáveis ​​ou ligue muitas luzes. Pare de ler e alimentá-lo depois de algumas noites para ajudá-lo a se ajustar.

  7. Seja flexível. Se o bebê não dormir à noite, você poderá ter que se levantar e dar um passeio para gastar um pouco mais de energia, mas use isso como um último recurso. Lembre-se, quanto mais rápido você chegar no horário do destino, mais rápido o seu corpo se ajustará ao fuso-horário.

Dicas

  • Tente planejar voos noturnos para tornar a transição mais fácil para toda a família.
  • Tire sonecas durante o dia com o bebê, de modo a não ficar muito cansado se ela acordar durante a noite.
  • Tenha em mente que todas as culturas são diferentes. Em muitos países da América Latina e da Europa, haverá muitas famílias na praça da cidade, mesmo tarde da noite, então você não precisará necessariamente dormir cedo.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article