Como ajustar o braço reprodutor do toca-discos Technics 1200

Escrito por james clark | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ajustar o braço reprodutor do toca-discos Technics 1200
Encontre o balanço ideal para o braço de seu toca-discos e evite danos aos seus discos de vinil (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

O Technics 1200 é um toca-discos com prato giratório de acionamento automático introduzido em 1972. Ele rapidamente se tornou popular entre DJs de clubes e rádios devido à boa reputação em relação à alta fidelidade de seus componentes de áudio. A precisão de rastreamento é uma marca registrada do Technics 1200 mas, para que isso aconteça, o braço deve estar com o balanceamento adequado para maximizar a precisão do prato e reduzir o desgaste dos discos. Se estiver muito pesado, o braço cairá sobre o vinil e, se estiver muito leve, se deslizará sobre os seus discos, ocasionando riscos. Siga estes passos para equilibrar o braço.

Outras pessoas estão lendo

Ajustes de cartucho e agulha no braço reprodutor do toca-discos

Para harmonizar o braço reprodutor do Technics 1200, um ajuste no peso do cartucho deverá ser feito. O cartucho é montado na parte da frente do braço e segura a agulha que reproduz os LPs. Esses cartuchos vêm com diferentes pesos e características de desempenho e, por isso, vale a pena verificar o manual de instruções que vem com o seu cartucho ou buscá-lo online para descobrir qual é seu peso. Ferramentas de alinhamento de cartuchos, para ajudá-lo a calibrar a agulha e otimizar o rastreamento, estão disponíveis em lojas de produtos eletrônicos e lojas online. Alinhe o cartucho para que a agulha esteja o mais perpendicular possível à superfície do disco e, então, siga para o Passo 2.

Relação entre o acionamento automático e o braço reprodutor

O Technics 1200 se utiliza de um sistema de acionamento automático, no qual o motor é conectado diretamente ao eixo da bandeja, melhorando dramaticamente a qualidade de rastreamento dos discos, reduzindo saltos e vibrações — flutuações na rotação da bandeja que afetam negativamente a qualidade do som. Mover o braço em direção ao disco faz com o motor seja acionado automaticamente, a menos que você altere a velocidade de rotação. Para equilibrá-lo, você deverá desengatar o acionamento automático. Existe um interruptor no 1200 desenvolvido para configurar a velocidade da bandeja na reprodução de discos de 33 1/3 RPM ou 45s com uma configuração intermediária para desligar o motor de acionamento automático. Regule o interruptor para a posição do meio, impedindo que o prato efetue um giro enquanto você ajusta o braço reprodutor.

Ajustanto o botão de peso do braço

Mova o braço sobre o prato como se fosse reproduzir um disco, mas segurando-o com os dedos e usando a alça sobre o cartucho. Se você observar a parte traseira do braço, verá um um botão redondo com marcações de gradação e números em torno de uma circunferência — este é o botão de ajuste grama-peso. Atrás dele estará um botão de contrapeso. Ajuste-o girando-o no sentido horário até que o braço esteja paralelo à superfície do prato e flutue sobre ele assim que o soltar. A seguir, escolha o peso de seu cartucho, em gramas, no botão de ajuste de peso e, então, verifique se o braço ainda está paralelo ao prato. Para finalizar o trabalho, ajuste o botão anti-vibração próximo ao braço, na parte superior do tocador. Configure o botão com o mesmo número do peso em gramas para prevenir o braço de deslizar sobre a superfície do disco durante a reprodução. No entanto, se você utilizar o prato para executar muitos "scratching" e "back-cue", configure o anti-vibração para zero.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível