Como ajustar os cabos de controle de um motor de popa

Escrito por kyle mcbride | Traduzido por lucas de barros
Como ajustar os cabos de controle de um motor de popa
Os cabos de controle dos motores devem estar bem ajustados para que eles funcionem adequadamente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os motores de popa são controlados com alavancas no leme. Elas empurram ou puxam cabos que levam movimento ao motor e à caixa de câmbio. O ajuste dos cabos é crucial para o devido controle e resposta destas partes. Mal regulados, eles podem impedir o motor de desenvolver RPMs completas (rotações por minuto) e a caixa de câmbio de engatar totalmente uma marcha ou sequer engatá-las. O câmbio parcialmente engatado pode desgastar-se rapidamente, exigindo a substituição de engrenagens caras. Os cabos requerem manutenção periódica por meio de lubrificação e substituição, devido ao desgaste pelo uso frequente.

Instruções

    Ajuste do acelerador

  1. 1

    Afrouxe a porca do ajustador do cabo do acelerador com as chaves inglesas. Estenda-o ou contraia-o até que o cabo mova o acelerador para a marcha lenta.

  2. 2

    Empurre a alavanca de controle para frente até a posição de marcha lenta. Certifique-se de que a posição de aceleração não mude no motor.

  3. 3

    Puxe a alavanca de controle para trás, passando pelo ponto morto, para a posição de ré lenta. Certifique-se de que a posição de aceleração não muda no motor.

  4. 4

    Empurre o acelerador para a posição de marcha rápida. Certifique-se que o braço de aceleração do motor passa para as paradas do acelerador. Mova o cabo para um espaço mais abaixo do leme se o curso da alavanca é insuficiente para alcançar a aceleração máxima. Aperte a porca no cabo do acelerador com as chaves.

    Cabo da caixa de câmbio

  1. 1

    Ajuste o cabo de controle da caixa de câmbio, inicialmente colocando a alavanca de comando na posição de ponto morto. Solte a porca do ajustador do cabo com as chaves. Estenda ou retraia o ajustador até que o braço de câmbio do motor fique em ponto morto.

  2. 2

    Empurre o controle para a posição da marcha lenta. Certifique-se de que a caixa de câmbio move-se totalmente para a posição.

  3. 3

    Puxe o controle para a posição de ré. Assegure-se que a caixa de câmbio move-se completamente para tal posição. Mova o cabo de controle para um furo inferior, se o curso da alavanca é curto demais para engatar o câmbio completamente. Aperte a porca do ajustador com as chaves.

O que você precisa?

  • 2 chaves inglesas

Lista completaMinimizar