Como ajustar o carburador de uma motocicleta

Escrito por don davis | Traduzido por ilve maria
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ajustar o carburador de uma motocicleta
O carburador desta moto está atrás da tampa do filtro de ar (détail de moto image by Jerome Dancette from Fotolia.com)

O carburador de uma moto tem a função de misturar o ar com o combustível. No entanto, muitos fatores podem deixar o carburador fora de sintonia, e um dos principais motivos para isso acontecer é a vibração. Fabricantes como Mikuni, Keihin e S&S vendem carburadores originais e remanufaturados de vários tipos de motos diferentes. Alguns detalhes podem variar, mas os princípios de ajuste são os mesmos para todas as motos. Aqui mostraremos como ajustar o carburador de uma Harley-Davidson usado desde 1989.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave Allen
  • Chave Torx
  • Chave de soquete e soquetes padrão
  • Produto pra limpeza de carburadores (Aerosol)
  • Uma pequena chave de fenda
  • Luvas de mecânico (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Remova a tampa do filtro de ar com a chave Allen e, em seguida, solte o filtro de ar com a chave Torx.

  2. 2

    Desconecte os dois tubos de respiro da parte de cima do filtro de ar com as mãos. Retire o filtro de ar e depois remova a placa de suporte do filtro com uma chave de soquete.

  3. 3

    Coloque a moto em ponto morto e ligue-a. Deixe a moto ligada até que o motor esteja quente. Deixe o motor funcionando durante os procedimentos seguintes.

  4. 4

    Espirre o spray aerosol de limpeza de carburador na entrada do mesmo. Deixe o motor continuar funcionando por mais um tempo e depois repita o procedimento.

  5. 5

    Gire o parafuso de ajuste da marcha lenta, que fica ao lado da câmara de aceleração, com uma chave de fenda até que o motor gire em marcha lenta sem problemas e sem "engasgos" na menor rotação possível. Gire o parafuso no sentido horário para reduzir a velocidade de rotação e no sentido anti-horário para aumentá-la.

  6. 6

    Gire o parafuso da mistura combustível-ar na parte inferior do carburador cerca de 1/8 no sentido horário. Aguarde cinco segundos para que o motor se estabilize.

  7. 7

    Continue a girar o mesmo parafuso da etapa anterior no sentido horário e cerca de 1/8 de volta por vez, com um período de cinco segundos de pausa entre as voltas para que o motor gire mais lentamente. Quando o motor "engasgar", gire o parafuso novamente no sentido anti-horário com 1/8 de volta.

  8. 8

    Espere cinco segundos e acelere. O motor deverá responder sem qualquer problema durante a aceleração.

  9. 9

    Repita os ajustes no parafuso de ajuste da marcha lenta e no parafuso da mistura ar-combustível conforme necessário até que o motor gire em marcha lenta sem qualquer problema, assim como em rotações mais altas.

  10. 10

    Desligue a moto. Reinstale a placa de ar, o filtro de ar, os tubos de respiro e a tampa do filtro de ar.

Dicas & Advertências

  • As luvas de mecânico protegerão suas mãos de queimaduras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível