Como ajustar o carburador de uma motosserra McCulloch modelo 310

Escrito por jessica shear | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ajustar o carburador de uma motosserra McCulloch modelo 310
Mudanças na elevação ou no tipo de combustível usado podem causar a necessidade de ajustes no carburador (Comstock/Comstock/Getty Images)

Embora o carburador da sua motosserra McCulloch modelo 310 tenha sido pré-definido pelo fabricante antes da compra, o uso contínuo cria mudanças operacionais suficientes que necessitam de ajustes ocasionais. Entender como sintonizar o seu carburador corretamente não só melhorará o seu desempenho como também ajudará a evitar a apreensão do motor.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de fenda pequena
  • Tacômetro

Lista completaMinimizar

Instruções

    Antes de começar

  1. 1

    Certifique-se de que os orifícios de ajuste do carburador estejam livres de detritos e a extremidade dos parafusos de ajuste esteja visível. Limpe todas as lascas de madeira que estiverem bloqueando o acesso.

  2. 2

    Inspecione o filtro de ar da serra e limpe-o se necessário. Se você ajustar sua serra com um filtro de ar sujo, ela não funcionará direito, mesmo quando o filtro estiver finalmente limpo. Um ajuste de má qualidade no carburador significa que a serra não terá força suficiente, podendo causar elevação da temperatura do cilindro e levando a uma apreensão.

  3. 3

    Verifique se o tanque de combustível está ao menos pela metade. Se o carburador estiver ajustado com combustível inadequado, ele pode ficar muito dispendioso quando posteriormente for adicionado mais combustível. Com um ajuste dispendioso, o combustível não queima bem, a potência é fraca e o carbono se acumula.

    Como ajustar o carburador de uma motosserra McCulloch modelo 310
    Um ajuste dispendioso no carburador acontece quando a proporção de combustível na mistura ar-combustível é muito alta (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  4. 4

    Identifique os três parafusos de ajuste do carburador, os quais controlam a proporção de combustível na mistura ar-combustível em diferentes velocidades: 1) inerte/paragem do acelerador; 2) lenta; e 3) alta.

    Ajuste do carburador

  1. 1

    Ligue o motor para aquecê-lo e defina a velocidade de inércia. Os ajustes feitos enquanto o motor está frio serão muito valiosos, uma vez que a serra aquece até sua temperatura normal. Coloque o tacômetro perto da vela de ignição para que ele capte sinais elétricos quando o plugue esquentar; defina a velocidade para cerca de 2700 rpm. Se você não tiver um tacômetro, tente ajustar a velocidade de modo que a serra fique ociosa com a corrente parada.

  2. 2

    Defina o ajuste de combustível para uma velocidade baixa. Gire a rosca IN lentamente até que o motor comece a dar saltos, indicando que ainda está funcionando "com qualidade inferior". Lembre-se de posicionar a chave de fenda. Lentamente, gire a rosca OUT até ouvir o motor funcionando mais suavemente. Continue girando a rosca até que o motor comece a carregar, indicando que está funcionando "com uma qualidade superior". Anote a posição da abertura da chave de fenda. Finalmente, gire a rosca IN para uma posição entre as posições inferiores e superiores; é o ponto ideal para ficar parado.

  3. 3

    Defina o ajuste de combustível para a velocidade alta. Segure o gatilho aberto e verifique a taxa de rpm com o tacômetro. Se você não tiver um tacômetro, defina o nível de rpm de modo que a serra atinja "quatro ciclos" ou faça um "som borbulhante" até que o acelerador esteja totalmente aberto. Esse som será um pouco áspero; ele não deverá soar completamente suave. Não tente definir níveis máximos de rpm sem um tacômetro. Definir o ajuste de qualidade como ligeiramente superior diminuirá o desempenho, mas também reduzirá a possibilidade de danos ao motor da motosserra.

  4. 4

    Volte para a seção 2, etapas 1 e 2, para regular as velocidades de ajuste do combustível para inerte e baixa. Mover um dos parafusos de ajuste muitas vezes faz com que os outros dois precisem de reajuste. Depois de reajustar as velocidades para inerte e lenta, a velocidade alta deve ser definida, e sua motosserra estará pronta para ser usada.

Dicas & Advertências

  • Se o seu carburador não tiver nenhuma abertura para uma chave de fenda, o ajuste só será possível com uma chave de fenda especial disponibilizada pelo fabricante do equipamento original.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível