Como ajustar o carburador de uma Scooter

Escrito por tom lutzenberger | Traduzido por marcos gabriel martins de oliveira
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Como ajustar o carburador de uma Scooter
Uma scooter (scooter image by Goran Bogicevic from Fotolia.com)

A ajuste do carburador de uma scooter é um processo de retorno à epoca anterior à injeção de combustível e motores modernos de hoje. O carburador é o mecanismo que mistura de combustível e ar, de modo que um motor de combustão possa funcionar. Compreender como ajustá-lo pode melhorar seu desempenho e prazer ao andar de scooter.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Chaves de fenda - cabeça chata e Phillips
  • Chaves de boca - tamanho métrico e padrão
  • Manual do carburador da sua scooter
  • 1/4 da linha de combustível, geralmente cerca de 1 metro de suprimento extra
  • Banjos para a linha de combustível (grampos para fixar a linha de combustível)
  • Limpador de carburador em spray (não use WD-40)
  • Trapos ou estopa
  • Juntas de substituição, jatos, parafusos e peças conforme necessário
  • Boa iluminação

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Instruções

    Estudo e remoção

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    Reveja o manual apropriado para a sua scooter e carburador. Encontre o manual do proprietário da scooter e verifique se alguma informação esta disponível, não se surpreenda se ele é muito geral. Verifique no site do fabricante do carburador para obter informações detalhadas adicionais, se o manual estiver faltando alguma. Certifique-se de entender como funciona seu carburador e onde todas as peças ficam. Consiga um diagrama de peças, se possível.

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    Retire o seu carburador. Fazer isto nem sempre é necessário, mas faz com que o ajuste seja mais fácil. Desligue todo o fluxo de combustível, desligue sua scooter, e corte ou remova todas as fontes de ignição. Uma faísca pode inflamar a gasolina, mesmo que gere apenas fumaça. Use o spray limpador de carburador para limpar toda a areia e sujeira. Se estiver fazendo uma remodelação completa, mantenha todas as suas partes juntas em uma panela de drenagem de óleo limpo ou bandeja para evitar perdê-las. Limpe cada parte com um limpador de carburador e seque com um pano limpo.

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    Entenda a diferença na injeção do carburador. Diferentes modelos terão configurações diferentes, mas todos eles seguem a mesma lógica. Identifique e localize seu jato final ocioso e baixo, seu jato de médio alcance, e seus jatos de alcance superior. Identifique também e localização do parafuso de mistura de ar/combustível, se disponível.

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    Depois de remover, altere seus jatos se você quer aumentar o fluxo de combustível ou diminuí-lo. A maioria das mudanças estão na faixa de aceleração total, então você provavelmente pode deixar seu jato ocioso e de médio alcance inalterados. O princípio decorre que, se usar um jato maior você terá mais fluxo de combustível.

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    Reinstale o carburador, certificando-se de que todas as suas peças sejam remontadas por seu guia de carburador e diagrama. Verifique se não há peças soltas ou restantes em sua bandeja de peças a menos que você tenha substituído uma parte. Ao reinstalar, certifique-se de usar novas juntas para o seu carburador, se necessário. Juntas velhas são comprimidas e causam vazamentos de ar. Encomende as suas juntas de seu carburador específico do seu revendedor de scooter se você não tem os novos.

    Testando múltiplas vezes

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    Teste a sua linha de combustível para ter certeza de que o fluxo de combustível existe. Ligue o fluxo de combustível de seu tanque e deixe um pouco de combustível vazar em um pano. Desligue quando houver fluxo suficiente, e recoloque suas linhas de combustível no carburador e no motor, se necessário. Aperte manualmente todos os banjos na linha de combustível e todos os parafusos de fixação para o carburador. Não aperte demais, muitos carburadores são feitos de alumínio e vão se comprimir se forem muito apertados. Teste o seu carburador, ligando sua scooter após a reinstalação e fixação de sua linha de combustível. Se o motor rodar em marcha lenta normal, então está tudo certo. Se o seu motor acelerar ou travar, ajuste o parafuso de marcha lenta até chegar no ponto certo. Se o motor corre em marcha lenta, você tem um vazamento de ar; reinstale o carburador.

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    Teste sua scooter em velocidade média. Leve-a para dar uma volta e pare com frequência para ouvir o motor. Se ele está correndo rápido depois de dirigir por aí, você tem um vazamento de ar. Você vai precisar reinstalar o carburador. Se o motor parar durante uma aceleração, então o fornecimento de combustível está insuficiente e o fluxo não está funcionando; volte e reinstale.

  3. 3

    Dirija a scooter por um tempo se estiver funcionando bem, e depois faça um plug chop. Desligue o motor durante a condução e encose a scooter. Verifique a vela de ignição, removendo-a e olhando sua cor. Se for marrom, está OK para ir. Se estiver negra oleosa, você está consumindo muito e você precisa reduzir seus jatos e começar de novo. Se ele estiver branco esquisito, existe superaquecimento é necessário reiniciar o processo.

Dicas & Advertências

  • Testar um carburador ajustado leva tempo, e você precisa reconstruir o carburador algumas vezes para retirar e tentar configurações diferentes do jato. A scooter usada esportiva terá jateamento diferente daquela utilizado para deslocamentos cotidianos. Tenha paciência e use o conhecimento de jateamento de seus manuais para escolher a faixa de jato certo para a sua scooter.
  • Um motor que consome muito vai emitir muita fumaça e sujar as velas de ignição, fazendo com que a sua scooter morra durante a condução. O superaquecimento pode estragar o pistão. Você deve ter certeza de que seus ajustes estejam dentro de uma faixa aceitável do fluxo de combustível e ar.

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