Como ajustar um carro RC nitro

Escrito por george m. gonzalez | Traduzido por veronique richard
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ajustar um carro RC nitro
Como ajustar um carro RC nitro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Atualmente, carros de motor RC nitro são mais confiáveis ​​e mais fáceis de ajustar, mas muitos recém-chegados ainda se esforçam quando se trata de afinar um carburador corretamente. Ajustar carros de motor RC é fácil quando você entende que os motores nitro exigem um equilíbrio de ar e combustível para funcionar corretamente, e que a temperatura e a umidade afetam no trabalho do motor. Seu motor deve estar devidamente treinado antes de você tentar seguir estes passos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de fenda de 1/8 de polegada
  • Nitro combustível
  • Velas extra
  • Medidor de temperatura (opcional)
  • Conta-gotas

Lista completaMinimizar

Instruções

    Ajustes do carburador

  1. 1

    A maioria dos motores a nitro tem três ajustes de sintonia localizados ao redor do carburador: as válvulas de agulha de alta velocidade, válvulas de agulha de baixa velocidade e o parafuso de marcha lenta. A agulha da válvula de alta velocidade ajusta a mistura ar / combustível quando o motor atinge rotação máxima. A agulha da válvula de baixa velocidade ajusta a mistura ar / combustível quando o motor está em marcha lenta e durante a aceleração. O parafuso de marcha lenta ajusta a marcha lenta. As válvulas de alto-e-baixo e o parafuso de marcha lenta devem ser ajustados corretamente para que o motor funcione de forma confiável e atinja o máximo desempenho.

  2. 2

    Você vai precisar de uma chave de fenda - de preferência um com uma lâmina larga de 1/8 polegadas e uma longa haste - para ajustar o carburador. Virar a válvula de agulha no sentido horário a mistura ar / combustível é jogada para fora e virando no sentido anti-horário enriquece a mistura. Girar o parafuso de marcha lenta no sentido horário aumenta a inatividade e virar no sentido anti-horário diminui a marcha lenta.

  3. 3

    Sempre faça pequenos ajustes. Teste o carro depois de cada pequeno ajuste para observar os efeitos sobre o desempenho. Seja paciente e você será recompensado com um motor rápido e confiável.

    Ajustando o desempenho

  1. 1

    Sempre ajuste a válvula de agulha de alta velocidade primeiro. Ligue o motor e dirija o carro por cerca de um minuto para aquecê-lo. Em seguida desça com o carro em sua rua em plena aceleração. Traga o carro de volta e incline a válvula de agulha de alta velocidade, girando o parafuso de ajuste 1/8 no sentido horário. Ande em alta velocidade novamente em sua rua. Você provavelmente vai perceber que o carro é mais rápido na última rodada. Continue inclinando a válvula de agulha de alta velocidade em 1/8 de volta a cada vez e teste o ajuste rodando o carro na rua em plena aceleração. O carro se tornará cada vez mais rápido até que ele atinja um ponto em que começará a hesitar ou parecer que está sofrendo com falta de combustível quando atinge o RPM máximo. Este é um sinal de que você jogou muita mistura de ar/combustível fora, então traga o carro de volta e enriqueça a mistura girando a válvula de agulha de alta velocidade 1/8 no sentido anti-horário. Neste ponto, a válvula de agulha de alta velocidade deve ser ajustada corretamente.

  2. 2

    Ajuste a válvula de agulha de baixa velocidade. Com o motor funcionando, pise nos freios e deixe que o carro ande em marcha lenta por cerca de 20 a 30 segundos. Isto irá carregar o carburador com combustível. Se o motor parar antes dos 30 segundos acabarem, a válvula de agulha está muito enriquecida. Se isso não ocorrer, pise no acelerador e atente-se em como o carro acelera. Se o motor parar por um momento antes de decolar, a válvula de agulha de baixa velocidade está muito enriquecida e precisa ser inclinada para fora. Feche a válvula de agulha girando o parafuso de ajuste em 1/8 no sentido horário. Repita esse processo o quanto for necessário para obter o conjunto de agulha válvula de baixa velocidade corretamente. Você saberá quando a válvula de agulha estiver definida corretamente porque o carro irá acelerar rapidamente, sem quaisquer sinais de atolamento. Se ele hesitar ou soar como se o motor estiver privado de combustível, você provavelmente inclinou muito a válvula de agulha. Você precisa enriquecer a mistura ligeiramente girando o parafuso no sentido anti-horário.

  3. 3

    Assim que você ajustar as válvulas de agulha, você perceberá que a marcha lenta aumenta gradualmente cada vez que você inclinar a mistura ar/combustível pra fora. Você precisa girar o parafuso de marcha lenta para a esquerda para diminuir a velocidade cada vez que você fizer um ajuste. Idealmente, você quer o motor em marcha lenta o suficiente para mantê-lo funcionando sem envolver a embreagem e forçando o carro a seguir em frente.

Dicas & Advertências

  • Fique de olho na temperatura do motor em todos os momentos. Se você for sério com o hobby, você vai querer comprar um medidor de temperatura. Medidores de temperatura de qualidade estão disponíveis na maioria das lojas de passatempo por menos de US$ 40. Quando o motor estiver regulado corretamente, ele deve funcionar a uma temperatura entre 190 e 230 graus Farenheit. Correr com um motor por longos períodos de tempo em temperaturas acima de 230 graus irá arruiná-lo prematuramente. Se você não pode pagar um medidor de temperatura, você pode testar a temperatura do motor com água. Use um conta-gotas, iguais aos usados para dar doses de medicamentos aos bebês. Para testar a temperatura, faça algumas passagens em alta velocidade para trazer o motor até à temperatura de funcionamento. Aplique algumas gotas de água sobre a cabeça do cilindro e veja quanto tempo demora para que a água evapore. Se a água borbulhar imediatamente e evaporar em menos de dois segundos, o motor está muito quente. Se a água fica na cabeça do cilindro e leva mais de seis segundos para evaporar, está frio. Você saberá quando o motor estiver funcionando na temperatura adequada quando a água evaporar em cerca de três a cinco segundos.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível