Como ajustar o comprimento de calças mantendo a barra original

Escrito por melissa j. bell | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ajustar o comprimento de calças mantendo a barra original
Você pode fazer a barra das suas calças em casa com sua máquina de costura (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Muitas pessoas já sofreram o incômodo de ter que comprar seus jeans ou outros tipo de calças com o comprimento maior que o necessário, já que os tamanhos comerciais são feitos em um tamanho padrão. Essa medida ocasiona pessoas cortando seus jeans de qualquer jeito, encomendando jeans caros, sob medida, ou então simplesmente usando os jeans compridos demais. Entretanto, não é necessário se adaptar a roupas que não servem direito, gastar dinheiro com alfaiates ou se contentar com qualquer barra. Você pode atingir o comprimento que quiser nas suas calças apenas fazendo a barra em casa com sua máquina de costura e mantendo a barra original.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Determine a altura da nova barra da calça. Para isso vista-a com os sapatos que você costuma usar e peça para alguém marcar a altura em que a barra deve ficar. Talvez você queira que fique alguns centímetros acima da sola de um par de tênis, ao nível do chão, ou uns 2 ou 3 cm acima da sola de um sapato de salto, dependendo do visual que você deseja. Certifique de que as marcas na duas pernas estejam na mesma distância da barra.

  2. 2

    Enrole a barra de uma perna até a metade do comprimento que tem que retirar da barra, sem contar a barra original. Alfinete a barra dobrada no lugar, certificando-se de que a perna está reta e as costuras verticais se encontram exatamente. Confirme a altura com uma fita métrica.

  3. 3

    Posicione a extremidade da perna da calça na sua máquina de costura e costure em volta da barra. Alinhe a costura da barra original com sua agulha, deixando a agulha levemente ao lado de fora da costura.Utilize uma agulha resistente para costurar ao longo da costura da barra original, para que você possa dobrar o excesso de tecido e ainda ter a barra original presa à calça. Pesponte o fim da sua costure e corte a linha.

  4. 4

    Vista as calças para conferir se o comprimento das calças está certo. Se estiver repita o passo 2 e 3 na outra perna. Se não, você vai ter que desfazer a costura e recomeçar.

  5. 5

    Corte a sobra da calça deixando 1cm de aba em volta da costura, então passe essas abas abertas a ferro. Dê o acabamento que quiser a estas abas de costura, seja com ponto zigue-zague, chuleado ou dobrar as duas abas e costurá-las fechadas. Você pode preferir cortar estas abas mais curtas e chulear as pontas para ficar menos embolado. Desvire as calças e passe a barra para ficar reta. Agora você deve ter calças com o comprimento apropriado e ainda com a barra original.

Dicas & Advertências

  • Se estiver trabalhando com calças boca de sino, comece cortando fora a barra original 2 ou 3 cm acima da costura e desfazendo as costuras laterais até a nova altura da barra. Retire o excesso da circunferência da barra original e aplique à nova altura, ajustando as costuras para que o novo comprimento tenha a mesma largura que o comprimento original, com as costuras laterais se expandido gradualmente até seu tamanho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível