Mais
×

Como ajustar uma distorção típica de rock em um amplificador

Atualizado em 03 abril, 2018

Aprender a obter as configurações corretas no amplificador para distorções típicas de rock pode ser difícil caso não esteja familiarizado com a forma de usar esses aparelhos. Muitas músicas possuem um som de guitarra distorcido, e dependendo do artista e tipo de música, esse efeito é aplicado em níveis variados. Por exemplo, as bandas de rock mais antigas geralmente usavam uma distorção bem suave se comparadas às bandas atuais de heavy metal, as quais usam uma distorção maior nas suas guitarras. A maioria dos amplificadores possui um canal especial próprio para esse efeito e vários botões que podem ser ajustados para formar o som.

Instruções

Com as configurações corretas no amplificador, é possível obter o som distorcido que almeja (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Descubra o canal de distorção no amplificador. A maioria dos aparelhos terá um canal separado para esse fim e um para o som normal. Toque a guitarra. Caso não ouça o efeito, provavelmente estará usando o canal "Clean" (Sem efeito). Procure por um botão que troca os canais, geralmente uma tecla quadrada de apertar na frente do aparelho. Caso veja uma fileira de botões de girar para "Overdrive Channel" (Canal overdrive) ou "Distortion" (Distorção), então o amplificador terá um botão ou chave em alguma parte. Alguns amplificadores darão o nome de "Lead" (Principal) ou "Rhythm" (Ritmo) ao canal.

  2. Gire o botão rotativo "Drive" (or "Gain", que significa "Ganho") para o número seis, caso queira um som semelhante ao do AC/DC. Ajuste o "Treble" (Agudo) em cinco, o "Mid" (Médio) em seis e o "Bass" (Grave) em oito. Ative o "Overdrive", caso o amplificador possua um, e gire o "Reverb" (Reverberação) até três. Toque alguns acordes para testar a distorção. Caso esteja próxima do que está buscando, faça algumas alterações necessárias. Os botões "Treble" (Agudo), "Mid" (Médio) e "Bass" (Grave) controlam diferentes partes do som - ou seja, os tons. Por exemplo, para obter uma distorção mais robusta, aumente os tons graves.

  3. Ajuste o "Treble" (Agudo) em três, o "Mid" (Médio) em sete e o "Bass" (Grave) em nove caso deseje o som de guitarra da música "Smoke on the Water", do Deep Purple. Gire o botão rotativo "Drive" para sete e o "Reverb" (Reverberação) até o três. Novamente, caso tenha uma tecla "Overdrive", ative-a.

  4. Ajuste o botão "Drive" em quatro, caso deseje obter um som próximo ao do Jimi Hendrix. Ajuste o "Treble" (Agudo), "Mid" (Médio) e "Reverb" (Reverberação) em cinco. Ajuste o botão rotativo "Bass" (Grave) em oito e teste o som. Caso queira mais ajustes, faça-os. Quanto mais familiarizado com os efeitos dos botões, mais apto estará a dar forma ao seu som. Aumente o "Reverb" para obter mais reverberação de cada nota tocada.

  5. Ajuste o botão "Drive" em sete e ative o "Overdrive", caso haja um no aparelho, se quiser um som próximo do Black Sabbath. Diminua o "Treble" (Agudo) para três, "Reverb" (Reverberação) para quatro e o "Mid" (Médio) e o "Bass" (Grave) para seis. Toque a introdução da música "Paranoid" para testar o estilo do som.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article