Como ajustar uma Fox DHX 4.0 Shock em uma BigHit

Escrito por pete yribia | Traduzido por cleuzeni torres
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Como ajustar uma Fox DHX 4.0 Shock em uma BigHit
Um bom amortecedor deixa o passeio de bicicleta bem mais suave. (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Sem o ajuste adequado, o assento de sua bicicleta pode te fazer afundar ou saltar como se ela tivesse um assento ejetor. O Fox DHX 4.0 é um amortecedor que deixará o seu passeio de bicicleta tão rijo ou macio quanto você queira. Se você tem uma BigHit ou qualquer outra bicicleta de trilha, as instruções de ajuste para esse amortecedor são essencialmente as mesmas. Pequenos ajustes podem ser feitos com alguns testes e esforço mínimo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Amortecedor de alta qualidade
  • Trena
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Instruções

    Meça e defina a posição

  1. 1

    Meça (em milímetros) a distância entre os centros dos parafusos de montagem do amortecedor, localizadas em ambas as extremidades do mesmo. Anote a medição em um pedaço de papel.

  2. 2

    Coloque o capacete e qualquer equipamento que você normalmente usa. Sente-se firmemente na bicicleta, equilibrando-se em uma parede com as mãos. Distribua o peso de seu corpo entre o assento, pedais e guidão, como você faria ao montar na bicicleta. Peça ao seu assistente para observar a distância entre os centros dos parafusos de montagem do amortecedor.

  3. 3

    Subtraia a segunda medição da primeira. O número obtido é a curvatura do amortecedor.

  4. 4

    Consulte a tabela "Coil Spring Setting Guidelines" no site da Fox Racing Shox. Se a curvatura do amortecedor está fora das configurações recomendadas na tabela, vá para a Etapa 5. Caso contrário, vá para a seção "Ajustar o rebote". Como regra geral, a curvatura deve ser de trinta a quarenta por cento do total de viagens do amortecedor em uma bicicleta de trilha, embora possa ser um pouco maior ou menor, dependendo da preferência pessoal.

  5. 5

    Encontre o disco grande no topo da mola helicoidal: ele é o anel de pré-carga. Rode o anel de pré-carga no sentido anti-horário para endurecer o amortecedor, caso a curvatura seja menor do que a recomendada na tabela. Rode o anel de pré-carga no sentido horário para afrouxar o amortecedor, se a curvatura é maior do que a recomendada na tabela.

  6. 6

    Continue a anotar as medidas e ajustar o anel de pré-carga até que a curvatura recomendada seja alcançada.

    Ajustar o rebote

  1. 1

    Determine sua preferência pessoal para o rebote. O rebote é a velocidade com que seu amortecedor descomprime depois de ser comprimido. Esta configuração é uma questão de preferência pessoal, mas uma regra geral é de que o amortecedor deve descomprimir o mais rápido possível, mas não tão rápido que faça você saltar para fora do assento. O disco do rebote é o botão vermelho no seu amortecedor.

  2. 2

    Gire o disco no sentido horário para um rebote mais lento. Gire no sentido anti-horário para o amortecedor descomprimir mais rápido.

  3. 3

    Faça um passeio em seu terreno preferido e faça os ajustes no disco do rebote conforme necessário.

    Ajuste o "ProPedal"

  1. 1

    Determine sua preferência pessoal de amortecimento do ProPedal. O ajuste do ProPedal controla a quantidade de movimento que acontece em seu amortecedor enquanto você pedala. O disco do ProPedal é o azul em seu amortecedor.

  2. 2

    Gire o disco no sentido anti-horário para um amortecimento mais leve do ProPedal. Gire o disco no sentido horário um amortecimento mais pesado do ProPedal.

  3. 3

    Faça um passeio em seu terreno preferido e faça ajustes no disco do ProPedal conforme necessário.

    Ajuste a pressão do ar

  1. 1

    Ajuste as características de compressão do amortecedor adicionando ou removendo o ar do reservatório. Anexe uma bomba de ar de alta pressão à válvula Schrader no reservatório e verifique o P.S.I. (peso por tamanho).

  2. 2

    Adicione pressão de ar para deixar a bicicleta mais rija. Não exceda 200 P.S.I. de pressão de ar.

  3. 3

    Diminua a pressão do ar para deixar a montagem mais suave, usando a bomba de válvula de drenagem. Não deixe abaixo de 125 P.S.I.

  4. 4

    Faça um passeio em seu terreno preferido e faça ajustes na pressão do ar, conforme necessário.

Dicas & Advertências

  • Prolongue a vida do seu amortecedor mantendo-o limpo e bem ajustado.
  • Se o seu amortecedor é de baixo desempenho ou está visivelmente danificado, pode exigir uma reconstrução. A menos que você seja um mecânico de bicicleta com experiência, deixe a reconstrução ser feita por um profissional.
  • Este artigo trata da Fox DHX 4.0 e não a Fox AIR DHX 4.0.

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