Como ajustar freios de caminhão

Escrito por jody l. campbell | Traduzido por luana ribeiro
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Como ajustar freios de caminhão
Faça o ajuste dos freios (DC Productions/Photodisc/Getty Images)

Como os freios a disco de um caminhão não podem ser ajustados, é importante que o freio traseiro a tambor seja ajustado regularmente. Os freios traseiros a tambor em um caminhão são responsáveis por apenas 25% da capacidade de frenagem quando bem ajustados. Se não estiverem, essa porcentagem cai. Isto se transforma em um grande problema para os freios dianteiros, pois serão sobrecarregados para compensar a falta da capacidade de frenagem traseira. Apesar de existirem diversas marcas e modelos de caminhões na estrada, ajustar os freios, geralmente, é universal.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Elevador de carro ( que consiga suspender as rodas do caminhão)
  • Parafusadeira 1/2 polegada (impact gun)
  • Jogo de soquetes 1/2 polegada para parafusadeira
  • Ferramenta de ajuste para freio de caminhão
  • Martelo
  • Cinzel (opcional)
  • Tampa de borracha substituta da cavidade de acesso do ajuste de freio
  • Chave de fenda longa e fina

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Instruções

    Como ajustar freios de caminhão

  1. 1

    Coloque o caminhão em ponto morto e levante-o em um elevador. Remova as rodas traseiras utilizando a parafusadeira e o soquete para retirar as porcas da roda.

  2. 2

    Examine a parte traseira das placas de apoio atrás do tambor para achar a cavidade de acesso de ajuste do freio, ou a capa recuada das placas de apoio. Alguns fabricantes não tem a capa recuada voltada para fora, e isso pode ser feito facilmente com um cinzel e martelo. É melhore remover o tambor antes para examinar o ajuste correto para o veículo. Remova a tampa de borracha da cavidade de acesso ou arranque a capa recuada com o martelo e o cinzel. No caso de existirem duas capas -- as placas de apoio normalmente são fabricadas para acomodar as duas rodas esquerdas traseiras e permitir o acesso aos mecanismos de ajuste -- você pode removê-las ou retirar o tambor primeiro para localizar o mecanismo de ajuste.

  3. 3

    Remova o tambor. Algumas vezes os tambores ficam travados no cubo traseiro pela ferrugem ou corrosão. Outras vezes, podem estar travados nas sapatas do freio, presos em uma saliência ou em um canto do diâmetro interno do tambor. Neste caso, desajustar o freio pode ajudar na remoção do tambor, mas pode não ser uma opção viável se você não souber a localização do mecanismo de ajuste. Bater no cubo do tambor com um martelo pode quebrá-lo. Se o tambor estiver pendurado nas sapatas por uma saliência ou ponta, você deverá arrancar a capa recuada do tambor para localizar e desajustar as sapatas do freio traseiro. Retire o tambor.

  4. 4

    Localize a roda dentada (engrenagem) para ajuste mecânico -- no topo ou embaixo -- do sistema de freio traseiro. Se você ainda não retirou a capa recuada do tambor, faça isso agora e alinhe a cavidade de acesso com a engrenagem de ajuste.

  5. 5

    Pressione o clip de retenção para fora da roda dentada pela cavidade de acesso e utilize a ferramenta de ajuste para freio de caminhão para girá-la. Enquanto faz isso, repare no sentido em que a roda dentada está se mexendo. Movê-la para uma direção vai retrair a rosca do parafuso de ajuste ligado nela. Isto vai desajustar o freio traseiro. Mover a roda dentada para o sentido oposto vai expandir o parafuso e mover as sapatas (calços) para fora. Este seria o jeito correto para mover a roda dentada e ajustar as sapatas dentro do diâmetro interno do tambor. Lembre-se de cada sentido de movimento da roda dentada.

  6. 6

    Remonte o tambor, a roda e as porcas traseiras. Aperte as porcas de acordo com as especificações de torque.

  7. 7

    Levante o caminhão o bastante para conseguir acessar confortavelmente a cavidade de acesso pela placa de apoio. Pressione o clip de retenção da roda dentada para dentro com a chave de fenda longa e fina. Você terá que sentir já que não é possível enxergar pela pequena cavidade. Agora use a ferramenta de ajuste para mover a roda dentada e ajustar as sapatas de freio para fora. Gire a roda manualmente a cada três ou quatro clicks da roda dentada para sentir as sapatas de freio arrastando.

  8. 8

    Ajuste e aperte o cabo do freio de estacionamento desse lado. Existem muitas marcas e modelos de caminhão para determinar qual procedimento deve ser executado, mas um reparo manual para seu caminhão pode ajudar. Freios de estacionamento ajudam a manter os freios traseiros ajustados, desde que também estejam bem ajustados. Usar o freio de estacionamento toda vez que estacionar vai contribuir com a longevidade e manter os freios traseiros ajustados.

  9. 9

    Repita o processo para o outro lado. Talvez você não precise retirar a outra roda, a menos que seja necessário retirar a capa recuada. Sentir qual é o arrasto correto pode ser um pouco difícil, pois a maioria dos caminhões tem tração traseira e girar a roda para sentir esse arrasto também irá movimentar o eixo de tração traseiro e de transmissão. Não ajuste demais o freio traseiro até que a roda não consiga girar, ajuste apenas até que seja possível sentir certa resistência na roda, mas ainda seja possível girá-la.

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