Mais
×

Como ajustar uma maçaneta para que a porta fique fechada

A maçaneta de uma porta é um daqueles dispositivos que a gente usa diariamente, mas que nunca pensa sobre — até estragar. Pode ser incrivelmente frustrante quando a porta não para fechada. Felizmente, é simples realizar alguns ajustes para que ela volte a funcionar perfeitamente.

Instruções

  1. Aperte todos os parafusos da maçaneta e das dobradiças da porta. Veja se a porta começa a fechar, pois, às vezes, isso soluciona o problema.

  2. Observe o local em que a lingueta do trinco desliza na chapa terminal. Determine se ela está muito alta, muito baixa ou sequer chega no batente.

  3. Remova a chapa terminal do batente e feche a porta.

  4. Se a porta fechou no passo 3, posicione a chapa terminal no local correto para que a lingueta do trinco atinja-a no centro.

  5. Se a porta não fechou no passo 3, pegue um cinzel e corte o batente da porta na direção que você observou no passo 2.

  6. Feche a porta novamente. Se ela trancar, troque a chapa terminal e tente novamente. Se não, repita os passos de 2 a 5.

Dicas

  • Se a lingueta sequer tocar a chapa terminal, então você precisará ajustar a porta.
  • Se for complicado fazer novos furos para mover a chapa terminal, use cola de madeira para afixar palitos de dentes nos buracos antigos. Depois que a cola estiver seca, você então poderá fazer novos buracos onde preferir.
  • Se você não conseguir enxergar onde a lingueta está atingindo a chapa terminal, passe uma pequena quantidade de vaselina na peça. Depois, feche a porta para que o produto se transfira para a chapa terminal. Assim, você poderá ajustar a placa como necessário.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Martelo pequeno
  • Cinzel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article