Como ajustar o motor de uma mini moto

Escrito por dan eash | Traduzido por rodrigo da silva
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Como ajustar o motor de uma mini moto
Testando uma mini moto (mini moto image by jerome scalvini from Fotolia.com)

As "motos de bolso" são versões em miniatura de motos de corrida. Elas são 60% menores que suas irmãs de tamanho normal. É difícil acreditar que um adulto de 1,80 m possa andar nestas pequenas motocicletas e ainda mais surpreendente, é que algumas podem ir tão rápido quanto a 120 km/h. A forma mais barata e mais fácil de maximizar o desempenho de uma motocicleta em miniatura, é ajustando a sua mistura de ar/combustível. Este processo de ajuste da relação ar/combustível em todas as condições de funcionamento do motor, é chamado tuning. Uma vez que o ajuste pode fazer o seu motor mais ágil desde a marcha lenta até à plena aceleração, vale a pena fazê-lo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Garrafa de vinho
  • Pequena chave de fenda
  • Alicate de ponta fina

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Instruções

  1. 1

    Marque o acelerador. Faça isso colocando um sinal perto da frente da caixa estacionária (o lado mais distante de você, quando está sentado na moto) e outra marca alinhada com ele no punho do acelerador. Este é o ponto de referência onde o acelerador está totalmente fechado. Abra-o até o final e coloque outra marca na caixa estacionária, que se alinha com a nova localização da marca no punho do acelerador. Esta marca será perto da parte traseira da caixa estacionária (o lado mais próximo de você quando, está sentado na motocicleta). Coloque mais três pontos uniformemente espaçados, entre as duas primeiras marcas, para representarem 1/4, 1/2 e 3/4 da aceleração. Estas marcas irão indicar o quão longe o seu acelerador pode ir e os ajustes que precisam ser feitos.

  2. 2

    Ajuste o parafuso da marcha lenta que regula a mistura ar/combustível, sem acelerar mais do que 1/4 do acelerador. Comece ligando o motor e espere até que ele aqueça. Quando estiver quente, use a chave de fenda para girar o parafuso da marcha lenta do carburador, até que a válvula do acelerador comece a abrir e o motor esteja em marcha lenta, sem problemas. Rode o parafuso em qualquer direção até que o motor atinja seu RPM máximo. Assim que isso acontecer, gire o parafuso para trás, até que o RPM caia para 1000, em seguida, gire-o novamente para cima, até que o motor atinja seu RPM máximo. Se o seu carburador não tiver um sistema ocioso com um parafuso inativo, pule esta etapa.

  3. 3

    Ajuste a agulha que regula a sua mistura de ar/combustível, de 1/4 a 3/4 do acelerador. Vá para um passeio em uma estrada reta e vazia, com o seu acelerador aberto a 1/4. Role lentamente até a posição de 3/4 e ouça o motor. Ele está rodando com obstruções ou está rodando bem? Gire o acelerador de volta a 1/4, em seguida, encaixe-o para abrir-se rapidamente na posição 3/4. Como você o se sentiu quando acelerou rapidamente? O funcionamento foi bom ou ruim? Se sentir o motor potente, pode inclinar-se para fora, movendo o clipe "C" na agulha, até um entalhe com o seu alicate de ponta fina. Se senti-lo fraco, pode fazer a mistura mais forte, movendo o clipe abaixo de um entalhe. Repita o ciclo de teste toda vez que mover o clipe de um ponto, até que o motor tenha potência máxima, sem ficar muito magro. A maneira mais segura de fazer isso é começar com o clipe "C" no entalhe inferior da agulha e gradualmente, movê-lo até seu motor atingir o pico de potência.

  4. 4

    Ajuste o principal jato que regula sua mistura ar/combustível, a partir de 3/4 de aceleração máxima. O jato principal tem um buraco que controla o fluxo de combustível e esses jatos vêm em diferentes tamanhos de buracos. Comece o seu processo de sintonia com o principal, que tem o maior buraco e trabalhe o seu caminho através de furos menores, até que encontre o jato adequado. Você pode fazer isso indo em um passeio de teste, com o acelerador entre 3/4 e aberto, então vá a todo vapor por um minuto. Ouça o seu motor. O som é muito pobre ou muito rico? Afaste-se imediatamente se o seu motor parecer pobre, mas isso não deve ser um problema, já que o grande buraco vai fazer seu motor funcionar com mais potência. Ao inclinar-se para fora, mude para o furo com o próximo tamanho menor e continue testando, com jatos consecutivamente menores até que o motor esteja no seu melhor, entre 3/4 e a aceleração máxima. É aconselhável ir para um buraco de tamanho maior, neste ponto, uma vez que uma mistura excessivamente pobre, irá destruir o seu motor.

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