×
Loading ...

Como ajustar o parafuso da mistura em um carburador.

Sua motocicleta depende de uma mistura adequada de ar e combustível para alimentar o motor. A mistura é dosada pelo carburador, que puxa o ar por um canal (chamado venturi ou difusor) e mistura-o com o combustível antes de entrar no motor. Quando não há aceleração, o ar passa por uma pequena abertura entre a válvula de admissão e o venturi, deixando uma pequena quantidade da mistura no interior do motor, permitindo que ele funcione em marcha lenta. Na marcha lenta a válvula de admissão é controlada pelo carburador através do parafuso da mistura, aumentando ou diminuindo as rotações ao abrir ou fechar a válvula.

Instruções

Ajustando o parafuso da mistura em um carburador (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Analisando as informações

  1. Coloque a marcha em neutro e ligue sua motocicleta, deixando o motor funcionar por alguns minutos, a fim de esquentá-lo. Uma vez que o motor estiver quente, observe a faixa de rotação em marcha lenta. A maioria das motocicletas requer uma marcha lenta entre 1100 e 1300 RPM (rotações por minuto) para funcionar corretamente mesmo parada.

    Loading...
    Deixe a marcha em N (Neutro) e confira o conta-giros (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  2. Com uma chave de fenda, gire o parafuso da mistura lentamente no sentido horário para aumentar o RPM e no anti-horário para diminuir. Pare de ajustar o parafuso quando o conta-giros indicar a faixa desejada de rotações.

    Observe o parafuso da mistura no carburador (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. Acelere algumas vezes e observe o conta-giros após soltar o acelerador. O indicador deve retornar ao RPM desejado para marcha lenta. Caso contrário, reajuste o parafuso e teste novamente.

    Acelere e solte a manete. Observe o Conta-giros (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Algumas motocicletas possuem botões (como potenciômetros) para ajustar a marcha lenta. Sendo assim, ao invés de chaves de fenda, você pode utilizar os dedos.
  • Para motocicletas que não possuam conta-giros, ouça o motor em marcha lenta, o barulho deve ser suave e consistente.
  • Se o motor estiver falhando é necessário aumentar a marcha lenta; se estiver acelerado, diminuí-la; buscando sempre suavizar o funcionamento do motor.
  • Consulte o manual do proprietário para detalhes específicos sobre velocidade de marcha lenta e métodos de ajuste diferenciados.

O que você precisa

  • Chave de fenda

Referências

Loading ...
Loading ...