Como ajustar parafusos de cambagem

Escrito por jody l. campbell | Traduzido por moises albuquerque
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Como ajustar parafusos de cambagem
Parafuso de cambagem (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Simplificando, cambagem é a posição vertical da roda e de sua junta em um veículo. Quanto mais reto for, melhor o desgaste dos pneus. Como os componentes de suspensão e direção enfraquecem após o tempo, a curvatura no veículo pode ser comprometida. Esta é medida em graus, ao executar um alinhamento. Alguns veículos vêm com parafusos de cambagem já colocados, como um dos dois parafusos de escora. O parafuso tem um lóbulo de curvatura descentrado que manipula a posição vertical da junta e da roda em um ligeiro grau. Na maioria das vezes, a medida da cambagem pode ser corrigida com um parafuso de curvatura.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Cavalete e máquina de alinhamento
  • Furadeira de impacto de 1,3 cm
  • Conjunto de soquetes de impacto de 1,3 cm
  • Jogo de chave de mão Box-end
  • Óculos de segurança
  • Chave de torque

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Instruções

  1. 1

    Coloque os óculos de segurança e ponha o veículo no cavalete de alinhamento. Siga a direção da máquina para determinar as medidas de alinhamento. Sempre ajuste a cambagem (e o caster) antes de fazer ajustes de alinhamento.

  2. 2

    Determine se existe um parafuso de cambagem já instalado. Um dos parafusos de sustentação (normalmente o parafuso superior para suportes traseiros ou o inferior para os braços dianteiros, mas há exceções) terá um lavador com um pequeno guia como um cabo (parafuso de cambagem de pós-venda) ou o parafuso terá uma folga que compense a cabeça do parafuso (equipamento original).

  3. 3

    Solte o parafuso (não o de cambagem) primeiro com a furadeira de impacto e um soquete. Se o parafuso de cambagem for do tipo pós-venda, solte-o com 2 chaves de mão. Nunca use uma furadeira de impacto em um parafuso de cambagem do tipo pós-venda. Não afrouxe muito os parafusos. Quando ambos os parafusos estiverem soltos, um ajudante pode manipular a posição vertical do pneu, empurrando a parte superior do pneu para dentro ou fora. Alguns veículos utilizam furos de parafusos do tipo oblong para permitir um leve posicionamento do parafuso de escora para ajustar a cambagem.

  4. 4

    Manipule o pneu para obter a medida desejada tão perto quanto puder e aperte o parafuso de apoio com 2 chaves de mão. Aperte-o firme o suficiente para manter a posição da cambagem com as rodas e eixos posicionados de volta para o cavalete.

  5. 5

    Execute uma varredura no caster novamente se a máquina de alinhamento lhe solicitar. Retorne à tela especificações da máquina para verificar novamente a leitura da cambagem.

  6. 6

    Compare a medição atual com as especificações e, em seguida, se necessário, repita o procedimento para obter as especificações da cambagem. Os parafusos de cambagem apenas manipulam a medida da roda ligeiramente (veja seção Dicas).

Dicas & Advertências

  • A cambagem negativa posiciona o pneu de modo que o topo da roda fique para dentro, em direção ao motor, e a parte inferior da roda para fora, longe do carro.
  • A cambagem positiva posiciona o pneu de modo que o topo da roda aponte para fora e a parte inferior da roda aponte para dentro.
  • Certifique-se que o lavador e o cabo (no parafuso de pós-venda) não vêm destituídos no buraco do parafuso. Coloque o parafuso na posição máxima, Posicione a cabeça do parafuso de frente para a alça do lavador e o cabo de costas para a junta. Para um parafuso de cambagem original, posicione o parafuso com as marcas de escala sobre a cabeça do parafuso de frente para o motor.
  • Parafusos de cambagem só vão permitir que você manipule a medida curvatura de cada roda em alguns graus. Se a medida estiver além disto, um diagnóstico mais avançado será necessário. Verifique se há danos no eixo dobrado ou haste de suporte. Certifique-se que todos os componentes da suspensão e direção estejam apertados e dentro das especificações.
  • Um veículo que não tem parafusos de cambagem ou fenda (oblongo) de suporte em maioria das vezes pode ter um parafuso de suporte removido e um parafuso de cambagem de pós-venda instalado. Normalmente, você iria colocar o parafuso inferior de reposição na frente e o parafuso superior na parte de trás. Parafusos de cambagem de reposição são mais finos que os parafusos de escora (exceto pela folga do lóbulo) que lhes permite mover e manipular a posição da junta. Devido a isso, eles não são tão fortes quanto um parafuso de suporte se não forem apertados ou posicionados corretamente, eles podem escapar de sua posição ou quebrarem (se não forem colocados no buraco suporte correto). Sempre leia as instruções que vêm com o parafuso de cambagem para as especificações de torque e posições corretas antes de instalar.

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