Como ajustar o ponto de um motor Chevrolet 350

Escrito por moss strohem | Traduzido por jose airton almeida neto
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Como ajustar o ponto de um motor Chevrolet 350
Peça ajuda a uma loja autorizada na hora de regular o ponto do seu motor (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O ponto de distribuição inicial de um motor Chevrolet 350cc pode ser facilmente ajustado por aqueles que gostam de consertar seus próprios automóveis, utilizando algumas ferramentas e uma luz de ponto, levando apenas alguns minutos. O avanço da ignição dependerá da versão do motor e do modelo do carro, variando de 8 a 12 graus antes do ponto morto superior (PMS). Contate uma autorizada da Chevrolet ou uma loja especializada para ajustar corretamente o motor.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Luz de ponto
  • Chave de distribuição fixa com duas pontas de 22x40 cm.
  • Chave de fenda comum

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Instruções

  1. 1

    Certique-se de que o carro não se mova durante o conserto. Puxe o freio de mão ou coloque barreiras à frente e detrás dos pneus para se prevenir de acidentes. Aqueça o motor do carro à temperatura de funcionamento. Com o carro em ponto morto, remova o filtro de ar. Desconecte qualquer linha de vácuo que permaneça fixada e conecte-as caso necessário. Desconecte a mangueira ligada ao avanço do distribuidor a vácuo e conecte-a, desligando o carro após finalizar.

  2. 2

    Ligue os fios de alimentação da luz de ponto à bateria. O fio vermelho deve estar conectado ao terminal positivo da bateria, e o vermelho ao negativo. O terceiro cabo da luz de ponto (o pickup indutivo) fica ligado próximo ao fio da vela de ignição do primeiro cilindro, localizado à frente, na vela de ignição no lado do motorista. Certifique-se de que os cabos da luz de ponto estejam livres de qualquer parte móvel e religue o motor.

  3. 3

    Aproxime a luz de ponto do marcador na proteção da tampa sincronizada ao lado da polia da cambota e ative o estreboscópio (geralmente com um gatilho). A polia da cambota é um disco de 14,5 cm a 19,5 cm de diâmetro preso à ponta dianteira do virabrequim. A luz do estreboscópio iluminará as marcas de ponto na balanço para indicar o avanço inicial a que o distribuidor está configurado no momento. Se a indicação estiver errada, folgue o parafuso que trava o distribuidor com uma das chaves apenas o suficiente para o distribuidor poder ser ligado sem forçar. Com uma mão segurando a luz de ponto no marcador e a outra livre para girar o distribuidor, ache a posição de ponto ideal do distribuidor. Desconecte e coloque a luz de ponto ao lado com segurança e arroxe o parafuso inferior do distribuidor de modo que fique seguro. Se a velocidade de marcha lenta do motor mudar devido ao ajuste de ponto, utilize a chave de fenda para ajustar o parafuso que regula a redução de marcha lenta de modo a conseguir o desempenho adequado.

Dicas & Advertências

  • Faça o teste com o veículo dirigindo por alguns minutos. Fique atento a silvos ou reduções de velocidade. Avanços no tempo do motor podem piorar seu desempenho e sua potência. O silvo pode vir da "explosão" de ar/combustível no cilindro e é uma indicação de um ponto avançado do motor. Vários danos podem ser causados ao motor.

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