Mais
×

Como ajustar raios de bicicleta soltos

Atualizado em 21 novembro, 2016

As rodas de bicicleta contêm um certo número de raios. Eles ligam a porção do eixo da roda ao aro externo. Eles também mantêm o aro centrado sobre o eixo por meio do uso de tensão. Um raio solto muitas vezes provoca um desvio no aro, já que o aumento da tensão de um raio oposto faz com que o aro se afaste do raio solto. Apertar um raio solto elimina o desvio do aro e aumenta a força total da roda.

Instruções

A tensão dos raios mantém uma roda forte e uniforme (bicycle wheel image by jimcox40 from Fotolia.com)
  1. Coloque uma gota de lubrificante de bicicleta onde o raio solto encontra o bico do raio e onde se liga ao aro. O "bico" é uma porca de rosca usada para unir o raio ao aro. O lubrificante permite que o raio enfie para dentro e para fora do bico, sem o perigo de agarrar.

  2. Use uma chave de retífica no bico do raio. Gire a chave e o bico no sentido anti-horário para apertar o raio. Trabalhe com acréscimos de meia volta curtos para evitar o excesso de aperto do raio.

  3. Observe o efeito do ajuste sobre o lado do aro. O aumento da tensão no raio solto deverá eliminar o desvio no aro.

  4. Continue a adicionar tensão ao raio solto gradualmente até que o aro esteja uniforme. Como uma referência visual, gire a parte solta do raio da roda pelas pastilhas de freio da bicicleta. A parte ajustada da roda deverá passar pelas pastilhas de freio tão uniformemente quanto outras seções da roda.

O que você precisa

  • Chave de raio
  • Lubrificante de bicicleta
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article