Como ajustar rolamentos da roda de um Ford Ranger

Escrito por chris stevenson | Traduzido por débora cussiol
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Como ajustar rolamentos da roda de um Ford Ranger
os rolamentos de roda da Ford Ranger precisam de manutenção periódica e substituição, assim como qualquer outro componente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os rolamentos de roda do Ford Ranger suportam bastante tensão, peso e calor devido ao atrito. Sempre que o veículo se move, os rolamentos de roda devem girar dentro do eixo, andando suavemente durante suas corridas. Isso permite que as rodas girem facilmente enquanto a lubrificação durar no conjunto de rolamentos. Com o tempo e o desgaste, os rolamentos eventualmente falham ao girar a roda de forma eficaz, gerando problemas de desgaste do pneu e da suspensão. Pacotes de rolamento podem resolver temporariamente questões de rolamento de roda, mas chega um determinado momento em que as corridas e os rolamentos devem ser substituídos como uma unidade.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Roda de ferro
  • Macaco
  • Braços de elevação
  • Conjunto de soquetes
  • Jogo de soquetes
  • Corda elástica
  • Cortador de arame
  • Alicate de fechadura
  • Blocos de madeira
  • Martelo
  • Saca pino
  • Limpador para carburador
  • Panos
  • Rolamentos de roda
  • Graxa de vedação
  • Graxa
  • Contrapino
  • Manual do proprietário para reparação
  • Chave de torque

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Instruções

  1. 1

    Ajuste o seletor de transmissão na posição estacionamento ou neutro, dependendo do seu veículo. Use o freio de mão. Use uma barra de ferro para quebrar as porcas soltas em ambas as rodas dianteiras, mas não retire as porcas. Levante a frente do veículo com um macaco e coloque um braço de elevação embaixo de cada parte do chassi perto cada roda. Termine de remover as rodas com a roda de ferro e deixe as rodas de lado.

  2. 2

    Use um soquete e uma chave para remover os dois parafusos longos. Desligue o cabo ABS no topo da pinça, caso esteja equipado com um. Tire a pinça do rotor e amarre-o no chassi com uma corda elástica para suportar o seu peso. Use um soquete para remover os dois parafusos que seguram a estrutura do paquímetro. Coloque na posição "desligado". Utilize o alicate para remover a tampa protetora contra poeira no eixo.

  3. 3

    Use alicate para cortar a extremidade do contra-pino que prende a porca acastelada no eixo. Desaperte a porca acastelada com alicate e puxe o espaçador e o rolamento externo para fora do assento. Puxe o cubo e o rotor para fora do eixo. Coloque o rotor em frente a dois blocos de madeira espaçadas uniformemente separados. Coloque um saca pinos para baixo através do centro para a borda do vedador de graxa e bata com um martelo. Remova o rolamento interno com sua mão.

  4. 4

    Coloque o saca pinos na mesma posição, mas na extremidade da pista de rolamento interior dentro do cubo. Toque na pista interna com o martelo. Vire o rotor para os blocos e coloque o saca pinos sobre a aba do pequeno rolamento exterior. Bata com o martelo. Limpe o interior do cubo com um limpador de carburador e um pano, retirando toda a sujeira. Arrume o rotor sobre os blocos de madeira, com a superfície de rolamento interior virada para cima.

  5. 5

    Coloque a nova pista de rolamento interno no eixo e bata suavemente em baixo em sua base com o punho, acertando-o em uma forma circular até que fique nivelado. Vire o rotor e assente a nova pista externa no centro da mesma maneira, tocando-a suavemente em sua base com o martelo e punho. Vire o rotor novo, então deixe a superfície interna do rolamento voltada para cima.

  6. 6

    Pegue bastante graxa em uma mão e depois um novo rolamento interno no outro lado. Empurre a massa para a linha do rolamento, preenchendo todos os cilindros. Lubrifique o rolamento externo da mesma forma e reserve. Passe graxa na pista interna. Coloque o rolamento interno dentro da pista. Ajuste uma nova vedação de graxa sobre a aba do eixo e toque com um martelo para que fique nivelado.

  7. 7

    Alinhe o rotor no eixo e empurre-o de volta até que fique contra o conjunto do eixo. Incline o rotor de um lado para outro enquanto empurra o rolamento externo de volta para a sua sede dentro do cubo. Coloque a arruela sobre ele. Aparafuse a porca acastelada à mão. Aperte a porca acastelada com o alicate, mas alinhe o buraco do contra-pino com a porca. A porca acastelada só deve ficar confortável e não excessivamente apertada.

  8. 8

    Empurre um novo contra-pino através da porca acastelada e conecte as pontas com o alicate. Toque na tampa com o martelo. Coloque o parquímetro sobre o rotor e instale os parafusos. Aperte os parafusos com um soquete. Solte a corda elástica e deslize a pinça sobre o rotor e alinhe-o com o quadro paquímetro. Instale os dois parafusos longos e aperte-os com um soquete. Volte a ligar o cabo ABS, caso tenha removido algum.

  9. 9

    Repita o mesmo procedimento na roda oposta. Depois de terminar a substituição do rolamento, coloque as rodas de volta nos eixos e aperte-os com uma barra de ferro, apenas confortavelmente apertado. Use o macaco para remover os braços de elevação. Consulte o manual do proprietário para ajustar as libras-pé de torque necessárias para o seu veículo. Use uma chave de torque para apertar as rodas.

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