Mais
×

Como ajustar os seus óculos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Seus óculos devem se ajustar perfeitamente ao seu rosto, permitindo que você possa olhar ao redor de sua armação das formas mais variadas possíveis. Com o passar do tempo, principalmente se vierem a sofrer impactos, os óculos podem ficar tortos ou desalinhados, fazendo com que fiquem desajustados ou desconfortáveis no seu rosto. Ajustar seus próprios óculos é um procedimento simples que você pode fazer em casa.

Instruções

Certifique-se de que seus óculos se posicionem confortavelmente em seu rosto (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

    Armações de plástico

  1. Coloque a armação em uma superfície plana e verifique se ela oscila. Uma armação bem ajustada não deverá oscilar. Perceba se existem áreas que pareçam soltas ou que estão mais altas que outras.

    Uma armação bem ajustada não deve oscilar (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Aperte os parafusos nas extremidades dos óculos, nos pontos em que as lentes estão parafusadas às pernas. Pequenas chaves de fenda Phillips ou de cabeça chata ajustarão a armação.

  3. Segure sua armação dobrando-a suavemente se ela estiver muito torta. Aplique apenas uma pequena pressão nos óculos para ter segurança de que haverá estalo.

    Dobre suavemente a sua armação (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  4. Experimente os seus óculos. Se eles ainda não se encaixarem perfeitamente em seu rosto, leve-os a um oculista. As armações de plástico são mais frágeis do que as armações de metal e não devem ser manuseadas com muita força. Um oculista pode levar as armações a uma estufa para amolecer o plástico e dobrá-lo de forma ideal para você.

    Armações de plástico costumam ser mais frágeis que as demais (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Armações de metal

  1. Identifique os problemas que suas armações de metal estão lhe dando. O ajuste necessário depende do problema que você está tendo.

    Avalie os problemas de sua armação de metal (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Segure as extremidades da armação onde as pernas se juntam aos aros com um par de alicate de ponta fina e dobre as partes da orelha para cima ou para baixo se os seus óculos estiverem tortos no seu rosto. Seja delicado, você não gostaria de desencaixar suas lentes.

  3. Segure as hastes de metal que seguram as plaquetas ajustáveis ao nariz suavemente com um par de alicates, aproximando-as caso seus óculos estejam assentando muito baixo em seu rosto. Afaste-as se eles estiverem assentando muito alto.

  4. Segure as partes que ficam sobre a curvatura da orelha em ambos os lados. Dobre-as para dentro ou para fora dependendo de como se encaixam. Se incomodar muito na parte de trás das suas orelhas, dobre-as para fora. Dobre-as para dentro se os seus óculos estiverem frouxos.

O que você precisa

  • Chave de fenda pequena de cabeça chata
  • Chave de fenda tipo Phillips
  • Alicate de ponta fina
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article