Como ajustar o sincronismo da ignição em um Ford Mustang 5.0

Escrito por don bowman | Traduzido por andressa gonzalez
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Como ajustar o sincronismo da ignição em um Ford Mustang 5.0
O sincronismo em um Ford Mustang 5.0 é controlado por computador (Comstock/Comstock/Getty Images)

O sincronismo em um Ford Mustang 5.0 é controlado por computador. Ele se inicia com o sensor de efeito de hall no distribuidor, onde o sinal é captado em relação à posição do ponto morto superior no cilindro número 1. O distribuidor contém tanto um avanço a vácuo quanto um mecânico. O avanço a vácuo permite partidas mais fáceis, permitindo que o tempo regrida a um estado retardado apenas para o arranque. Assim que o motor der partida e um vácuo for produzido, ele avança a ignição para o inativo correto. Já o avanço manual desenvolve o avanço superior acima de 2.000 rpm.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Chave do distribuidor
  • Luz de sincronização indutiva

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Instruções

  1. 1

    Conecte a luz de sincronismo à bateria, colocando o cabo vermelho no terminal positivo e o preto no negativo. Assegure-se de que os cabos estejam livres de todas as partes móveis ou quentes. Conecte o coletor de carbono indutivo em torno do fio da vela de ignição número 1. Esse fio é o mais próximo do radiador do lado do passageiro.

  2. 2

    Desconecte o conector de bico, que é um plugue branco, quadrado e de plástico, próximo do módulo de ignição. Isso tirará o computador do alinhamento e permitirá que o sincronismo caia a seu menor limite descontrolado (sincronismo de base). Desconecte a mangueira de vácuo do distribuidor e plugue-o com um parafuso. Ligue o motor e deixe-o aquecer.

  3. 3

    Coloque a luz sobre a placa de sincronismo, localizada na tampa da corrente de sincronismo. A placa possui sulco em V no centro, que é o ponto morto superior (0 grau). Os números de avanço vão da marca 0 para cima, na direção da bomba d'água (antes do centro morto superior). Os números mais baixos que descem em direção ao cárter de óleo são graus de retardo.

  4. 4

    Confira os números da placa de sincronismo. Eles deverão indicar que o sincronismo está a 14 graus abaixo do ponto morto superior, sobre a placa. Se não estiverem, o distribuidor precisará ser ajustado.

  5. 5

    Desligue o motor. Desaperte o distribuidor com a chave apenas o suficiente para que ele possa ser girado. Ligue o motor e coloque a luz de sincronismo sobre a placa. Gire o distribuidor no sentido horário para avançar o sincronismo de ignição e anti-horário para retardá-lo. Defina o sincronismo em 14 graus, girando o distribuidor e, em seguida, apertando-o.

  6. 6

    Recoloque o bico em seu receptáculo. Conecte a linha de vácuo ao distribuidor.

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