×
Loading ...

Como ajustar os sons de uma bateria eletrônica Roland TD-9

Atualizado em 17 abril, 2017

A Roland TD-9 é uma bateria que consiste de vários blocos eletrônicos fixados uns aos outros em uma armação de metal, todas conectadas por cabos de áudio P10 ao módulo da bateria -- o cérebro dela. Ao serem atingidos, os blocos da bateria enviam informações sobre o impacto através dos cabos de som para o módulo. Esse sinal é então enviado para os alto-falantes ou fones de ouvido. Uma das vantagens de uma bateria eletrônica, em comparação a uma tradicional, é a versatilidade oferecida pelo módulo, que permite a exportação de vários sons de bateria. Estes são ajustados através da programação das características de cada bloco através do módulo da escolha de sons já existentes.

Instruções

Adicione novos sons ao módulo conectando-o a um computador por meio de um cabo USB (Comstock/Comstock/Getty Images)

    Sons existentes

  1. Ligue o módulo da bateria Roland TD-9. Pressione o botão "Mode" (Modo) (o segundo botão da esquerda, abaixo da tela LCD). Navegue através das opções do menu usando os botões "+" (para avançar) e "-" (para voltar). Selecione a opção "Drum Set" (Conjunto de Tambores) no menu e pressione o botão "Mode" novamente.

    Loading...
  2. Bata com as baquetas nos blocos. Pressione o botão "+" para alterar completamente a característica sonora do conjunto de tambores. Continue testando cada conjunto até encontrar o som desejado.

  3. Edite cada um dos blocos da bateria pressionando o botão "Mode". Navegue pelo menu até encontrar "Pad Setup" (Configuração dos Blocos) e selecione-o com o botão "Mode". Bata no bloco que deseja editar, e em seguida, use os botões de "+" e "-" para navegar através das opções até encontrar o som desejado.

  4. Pressione o botão "Set" (Definir) para atribuir o som selecionado ao bloco. Aperte em outro bloco e navegue através das opções mais uma vez. Repita o processo para cada bloco, pressionando o botão "Set" após escolher o som que deseja atribuir. Pressione o botão "Mode" e navegue até a opção "Save" (Salvar). Pressione "Mode" novamente para salvar o conjunto de sons feito.

    Novos sons

  1. Atualize o módulo com novos sons conectando-o a um computador por meio de um cabo USB. Ao conectá-lo, uma interface será exibida, permitindo que novos sons sejam baixados automaticamente através do site da Roland.

  2. Selecione sons individuais ou perfis completos de baterias através da interface e adicione-os ao módulo usando o botão "Add" (Adicionar), ao lado do nome do som. Remova os sons através dessa mesma interface, usando o botão "Remove" (Remover). Também é possível redefinir as configurações originais de som através dessa interface.

  3. Use a entrada de microfone para gravar novos sons ou amostras a partir de outros equipamentos. Coloque o cabo do microfone ou de som no conector "Aux In" (Entrada Auxiliar). Pressione o botão "Mode" e navegue até "Record" (Gravar). Use os botões "Mode" e "Select" (Selecionar) para gravar novos sons e amostras. Atribua-os aos blocos da mesma maneira que os sons existentes são atribuídos.

Loading...

O que você precisa

  • Cabo USB
  • Computador com acesso à Internet

Referências

Loading ...
Loading ...