Como ajustar a tensão em persianas

Escrito por mason howard | Traduzido por alessandra martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ajustar a tensão em persianas
Fazendo alguns ajustes ou reparos você poderá corrigir a tensão desigual das persianas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Persianas têm tiras na vertical ou na horizontal e um sistema de corda e roldana que controla a tensão e a liberação de mecanismos. Através deste sistema, é possível abaixar e levantar as persianas a qualquer altura. A tensão é ajustada puxando duas cordas que ficam penduradas do lado direito das persianas. Alguns movimentos simples permitem ajustar as cortinas de diferentes maneiras. Além disso, com o tempo, suas cortinas podem começar a ceder ou a tensão pode ficar desigual. Isso pode ser corrigido com alguns ajustes ou reparos simples.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Coloque as cortinas para cima ao segurar ambas as cordas (corda de levantar) e ao puxá-las para baixo. Puxe a corda de levantar para a direita e solte suavemente para bloquear a tensão e deixar as cortinas no lugar.

  2. 2

    Deixe as cortinas descerem puxando a corda de levantar para baixo e para a esquerda. Puxe a corda de levantar para a direita novamente para prender as cortinas no lugar.

  3. 3

    Também é possível levantar ou baixar apenas o lado direito ou o esquerdo das cortinas. Tente prender as cortinas que estão penduradas de forma desigual, ajustando a tensão em apenas um lado. Pegue uma das cordas de levantar em uma mão e a outra corda na outra mão. Puxe para baixo apenas uma corda de cada vez para erguer ambos os lados das persianas. Quando elas estiverem no nível desejado, puxe ambas as cordas para a direita para bloqueá-las.

  4. 4

    Se as persianas estão subindo de forma desigual, solte-as totalmente e ajuste o posicionamento das cordas de levantar na fivela para que elas fiquem penduradas e com o mesmo comprimento.

  5. 5

    Se isso não resolver o problema, as cordas podem estar presas ou enroladas no trilho superior. Retire a persiana da janela, abra o trilho superior e verifique se as cordas estão funcionando de maneira uniforme e em linha reta através dos mecanismos. Muitos tipos de persianas possuem um pino sobre o mecanismo de bloqueio das cordas que pode ser empurrado para ajudar a soltar essas cordas, desembaraçando-as e reposicionando-as. Use uma chave de fenda para empurrar cuidadosamente o pino.

  6. 6

    As venezianas, como as persianas, possuem suportes em torno da extremidade do cilindro. Se os suportes estiverem dobrados ou demasiado apertados em torno da extremidade do cilindro, isso pode causar muita tensão. Verifique se há fricção e atrito nos suportes e no cilindro, remova os suportes e deixe a veneziana um pouco suspensa. Solte os suportes, se necessário, substitua-os e tente subir e descer as venezianas novamente.

  7. 7

    Algumas persianas, assim como as cortinas de alumínio sem fio, podem ter tensão desigual devido a problemas com as molas de fricção que estão dentro do trilho superior. Abra o trilho superior e verifique se as molas de fricção estão funcionando. Contacte o fabricante para adquirir novas molas e instruções de instalação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível