Como ajustar a velocidade da ventoinha da Radeon

Escrito por matt skaggs | Traduzido por cezar rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ajustar a velocidade da ventoinha da Radeon
Uma ventoinha de computador removido (fan image by Antons Matvejevs from Fotolia.com)

A placa gráfica, ou placa de vídeo, é uma parte importante de um computador. Ela processa os dados necessários para apresentar uma imagem no monitor. Sem um adaptador de vídeo, você nunca iria ver nada na tela. Adaptadores de vídeo mais modernos possuem processadores e memória RAM e muitos deles têm suas próprias ventoinhas para evitar o superaquecimento. A Radeon é uma marca comum de adaptadores de vídeo e, com o software correto e uma placa Radeon recente, você pode ajustar a velocidade da ventoinha para otimizar o desempenho e níveis de ruído.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Configuração

  1. 1

    Faça o download do Microsoft. NET Framework, caso você ainda não o tenha em seu computador (consulte Recursos). Se você não souber se o tem, faça o download e tente instalá-lo. O Windows informará caso ele já esteja em seu computador. Se você usar o Windows Vista ou 7, seu computador já tem o .NET Framework.

  2. 2

    Dê duplo clique no arquivo .NET Framework que você salvou. Isso inicia o processo de instalação. Siga as instruções exibidas na tela para instalar o framework. Você pode usar as configurações padrão.

  3. 3

    Faça o download do "Catalyst Software Suite", caso você não o tenha em seu computador (consulte Recursos). Você precisa de, pelo menos, a versão 8.10 do pacote para conseguir ajustar a velocidade da ventoinha, mas você deveria atualizar para a versão mais recente. Você pode salvar o arquivo em qualquer lugar do computador, porém precisa assegurar-se de baixar a versão correta para sua versão do Windows.

  4. 4

    Dê duplo clique sobre o ícone que você baixou. Isso inicia o processo de instalação. Você deve escolher pela instalação completa quando solicitado.

  5. 5

    Reinicie o computador, caso o processo de instalação não o reinicie para você.

    Velocidade da ventoinha

  1. 1

    Acesse a seção de controle da ventoinha clicando com o botão direito sobre o ícone ATI na bandeja do sistema, localizada no canto inferior direito. Selecione "Hardware" e então "Overclocking Settings" (Configurações de overclock), o qual abrirá uma nova janela. Selecione a aba "Fan" (Ventoinha).

  2. 2

    Clique no ícone de trava vermelho para habilitar o "ATI Overdrive". Agora, os recursos devem estar disponíveis para ajustes.

  3. 3

    Marque a caixa próxima a "Enable Manual Fan Control" (Habilitar controle manual da ventoinha), caso não esteja marcada.

  4. 4

    Ajuste a velocidade da ventoinha movendo o ícone abaixo da opção "Enable Manual Fan Control" (Habilitar controle manual da ventoinha). Quanto mais próximo do valor 100, mais rápido a ventoinha irá funcionar.

Dicas & Advertências

  • Se você não souber que tipo de placa Radeon tem, pode verificar no "Gerenciador de Dispositivos", encontrado clicando em "Computador" ou "Meu Computador", selecionando "Propriedades" e, finalmente, selecionando "Gerenciador de Dispositivos". A placa de vídeo será exibida na opção "Adaptadores de vídeo".
  • Você também pode definir as configurações de perfil individual para a ventoinha utilizando o botão "Perfil" no topo do "Centro de Controle". Se você atribuir teclas de atalho para os perfis, pode alternar entre a velocidade da ventoinha, simplesmente pressionando uma tecla no teclado.
  • Se você diminuir a velocidade da ventoinha, ela fará menos barulho, porém não irá refrigerar a placa de vídeo corretamente. Seja cauteloso, pois isso pode superaquecer e desligar o computador ou danificar a placa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível