Alarmes recomendados para a sala de servidores

Escrito por daniel r. mueller | Traduzido por andré prata
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alarmes recomendados para a sala de servidores
As salas de servidores exigem um ambiente controlado para proteger o investimento da empresa (rackmount server farm datacenter image by Adryn from Fotolia.com)

As salas de servidores são salas com temperatura controlada, onde os dados sensíveis são armazenados. Idealmente, uma sala de servidores teria um assistente técnico o tempo inteiro, mas isto não é prático na maioria das situações. A melhor coisa depois disso é ter uma série de alarmes bem projetados no local. As principais ameaças para a sala de servidores são falhas de energia, riscos ambientais que variam de alta umidade ao fogo, e é claro, o risco físico de arrombamentos e roubo. Os sistemas de alarme podem ser projetados para contatar um pager, telefone celular ou até mesmo emitir um e-mail se condições de problema surgirem, assim como ativar alarmes locais de áudio e visuais.

Outras pessoas estão lendo

Alarmes de energia elétrica

Dois grandes problemas surgem com relação à energia elétrica. As falhas de energia, tanto totais como parciais, atrapalham os sistemas. Durante um blecaute parcial, alguns dispositivos podem não falhar totalmente, mas podem continuar a funcionar com um desempenho fortemente reduzido. Deixar um servidor funcionando em um blecaute parcial sem uma fonte de alimentação secundária pode causar dano cumulativo a longo prazo. As quedas de energia completas simplesmente desligam os sistemas de computador; no entanto, em muitos casos, uma onda de energia pode ocorrer quando a energia for restaurada. As unidades de alarme podem ser conectadas a unidades de bateria de reserva e barras de surto, com modelos de alto desempenho até mesmo tendo uma função embutida de alarme.

Alarmes ambientais

Uma sala de servidores exige uma temperatura e um sistema de alarme de incêndio, porque a maioria dos sistemas de detecção de incêndios são ativados pela fumaça e são incapazes de medir dados de temperatura. Se um sistema de ventilação do edifício falhar, a temperatura em uma sala de servidores pode aumentar rapidamente, impedindo o desempenho do servidor e possivelmente levando a paradas de superaquecimento ou danos ao hardware. A temperatura ideal para uma sala de servidores de acordo com a Universidade de San Diego é de 22 graus Celsius, aproximadamente. Para requisitos de temperatura mais específicos, consulte os documentos para as suas unidades de servidor. Os alarmes de umidade também são importantes. Se por algum motivo os níveis de umidade subirem em uma sala do servidor para o ponto onde a água pode se condensar em placas de circuito, curtos-circuitos catastróficos e danos permanentes poderiam resultar daí.

Alarmes de segurança física

Os alarmes de segurança física não devem ser negligenciados, pois servidores de alto desempenho são uma mercadoria de interesse que requer um grande investimento financeiro para se obter. O ideal seria que a sala de servidores tivesse um sensor de movimento além de um sensor de porta, mas não é impossível para um ladrão burlar uma porta segura, quebrando uma parede de gesso, ou mesmo concreto. Além de notificar o administrador do servidor e uma empresa de segurança ou da polícia, um sistema de alarme físico deve incluir um dispositivo de som para dissuasão. Eles elevam o aborrecimento de um som alto agudo para um nível totalmente novo que faz mesmo os mais determinados fugirem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível