Mais
×

Como fazer alcachofras no vapor usando o micro-ondas

Atualizado em 17 abril, 2017

Alcachofras no vapor são um saboroso prazer, mas pode se levar cerca de 45 minutos para prepará-las no fogão. O micro-ondas pode fazer um trabalho compatível ao cozinhar esses deliciosos globos verdes. Algumas pessoas perguntam se a alcachofra é um vegetal ou uma fruta. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos as classifica como vegetais. A estação da colheita da alcachofra é a primavera.

Instruções

Alcachofras podem ser preparadas mais rapidamente no micro-ondas (Sarah Vantassel/Demand Media)
  1. Ao comprar alcachofras, procure por aquelas com as folhas roliças e apertadas. Tente dobrar para atrás algumas das folhas. Quando a alcachofra estiver no tempo certo para consumo, as folhas não quebrarão. Em vez disso, elas irão voltar para o lugar facilmente. É normal ver uma pequena parte de descoloração marrom nas pontas e no caule, mas evite aquela com grande quantidade dessa cor. Se você planeja cozinhá-las ao vapor juntas no micro-ondas, coloque apenas duas de cada vez pois elas cozinharão mais rapidamente. Tente encontrar alcachofras com tamanho similar pois assim cozinharão por igual.

    Evite os vegetais com muita coloração marrom (Sarah Vantassel/Demand Media)
  2. Limpe as alcachofras completamente segurando as embaixo de água corrente fria. Com a faca, corte cerca de 3 cm do cabo e 3 cm do topo. Um passo opcional é aparar levemente os espinhos de cada pétala, mas certamente você conseguirá comê-las sem fazer isso.

    Corte um pedaço do caule antes de preparar a alcachofra (Sarah Vantassel/Demand Media)
  3. Passe suco de limão ou vinagre nas partes cortadas. Isso previne oxidação e evita que elas se tornem marrons. Um refrigerante de lima-limão também funciona. Se você for cozinhar as alcachofras imediatamente, pode pular este passo.

    Limão previne a oxidação do vegetal (Sarah Vantassel/Demand Media)
  4. Coloque cerca de 5 cm de água em uma tigela funda que seja segura para ir ao micro-ondas. Ponha as alcachofras na tigela com os caules para cima e cubra com filme plástico ou até mesmo com um prato que seja próprio para ir ao micro-ondas.

    Use uma tigela para cozinhar as alcachofras no micro-ondas (Sarah Vantassel/Demand Media)
  5. Alcachofras grandes cozinham em potência máxima por cerca de 15 minutos. Para vegetais de tamanho médio, o tempo se reduz para 10 minutos. Experimente com o tempo, pois cada aparelho pode variar a sua potência. Para evitar que os caules fiquem duros ou sequem, vire as alcachofras na metade do tempo para cozimento.

    O tempo médio de cozimento é 15 minutos para alcachofras maiores (Sarah Vantassel/Demand Media)
  6. Tire a tigela do micro-ondas. Deixe as alcachofras no recipiente por alguns minutos antes de removê-las e servi-las.

    Após o cozimento, espere um pouco antes de servir os vegetais (Sarah Vantassel/Demand Media)

Dicas

  • O caule da alcachofra é completamente comestível. Guarde as partes que você cortou e use-as para fazer sopa.

O que você precisa

  • Duas alcachofras
  • Faca
  • Tesoura
  • Suco de limão ou vinagre
  • Tigela para micro-ondas
  • Micro-ondas
  • Filme plástico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article