Mais
×

Como fazer alças de bolsa com tubos

Atualizada April 17, 2017

Bolsas e sacolas de māo nāo sāo apenas mais uma forma de as mulheres carregarem seus pertences, mas também uma manifestação de estilo. Elas frequentemente as usam como acessórios que combinam com seus trajes ou com a ceçebração correspondente. Apetreche sua própria bolsa com alças de tubos de borracha ou tecido.

Instruções

Bolsas nāo servem apenas para carregar objetos; elas também servem para mostrar estilo (girl with purse image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com)

    Sacolas de mão e bolsas com alças de tubos de plástico transparente

  1. Remova as alças da bolsa, utilizando o descosedor para descosturá-las. Após o descosimento, elas sairāo com facilidade.

  2. Meça e corte dois pedaços de um tubo de borracha transparente. O tamanho das alças e correias varia. Com 35 cm pode-se ter boas sacolas de māo, enquanto com 60 cm as alças permitem que a bolsa seja pendurada no ombro. Tubos de borracha transparente podem ser adquiridos em lojas de aquários, de ferramentas e de artesanato.

    Tais tubos podem ser encontrados em lojas de áquarios, de ferramentas ou de artesanato (gel tubing macro image by laurent dambies from Fotolia.com)
  3. Corte dois pedaços de linha, laço ou fitas de tecido que sejam 5 cm mais compridos do que o tubo de borracha. Se for fazer alças de 35 cm, por exemplo, corte pedaços de 40 cm.

    Laços de fita sāo perfeitas para encher os tubos das alças (ribbon rolls image by TekinT from Fotolia.com)
  4. Coloque uma fita adesiva em cima da ponta da linha, laço ou fita de tecido, para que a junçāo fique firme e reta.

    A fita adesiva é capaz de deixar mais fácil a colocaçāo de fitas de laço no interior do tubo (scotch image by MATTHIEU FABISIAK from Fotolia.com)
  5. Corte um pedaço de linha de costura que seja 15 cm maior do que o tubo. Se as alças tiverem 35 cm, por exemplo, o pedaço de linha de costura deverá ter 50 cm.

    Uma trena é essencial para fazer alças de bolsas (measuring tape image by MichMac from Fotolia.com)
  6. Coloque uma linha de 7,5 cm no buraco da agulha e faça um nó grande na ponta longa da linha.

    Passe 7,5 com de linha pelo buraco da agulha (needle and thread image by Nikolay Okhitin from Fotolia.com)
  7. Enfie a agulha na fita adesiva que se encontra perto da alça. Dê uma volta e enfie-a novamente no mesmo ponto. Puxe a linha pelo buraco novamente e aperte-a bem.

    Enfie a agulha na ponta do laço, da linha grossa ou da fita de tecido (colors of yarn image by VisualEyez from Fotolia.com)
  8. Segure o tubo de borracha na vertical, para que as aberturas fiquem livres. Solte a agulha na abertura de cima, para que ela saia por baixo, empurrando a linha.

  9. Pegue entāo a agulha e vá puxando cuidadosamente a linha, que irá puxar consigo um pouco de laço, fita ou linha. Faça-o até existir quantidades iguais da primeira e um dos últimos dependuradas em ambas as pontas do tubo.

  10. Esprema uma das pontas do tubo, fechando-o. Corte, em seguida, uma seção de 1,2 cm de cada uma das bordas dobradas. Repita o procedimento do outro lado, para que o tubo fique menos volumoso e se encaixe mais facilmente.

  11. Prenda com um alfinete as duas pontas de cada alça, ao lado da abertura da bolsa, fazendo-as adotarem a forma de um arco. As alças deverão estar equidistantes, para que fiquem posicionadas na mesma posição de cada lado da abertura. Se estiver apenas trocando as alças, utilize as mesmas aberturas das antigas.

    Antes de costurá-las, prenda as alças à bolsa com alfinetes (pins image by dinostock from Fotolia.com)
  12. Costure as alças em cada um dos lados com uma máquina ou mesmo manualmente. Se for empregar uma máquina, a tensão deverá ser ajustada para acomodar a espessura do tubo transparente.

    Costure as alças à mão ou com a ajuda de uma máquina (Sewing machine image by Susanne Karlsson from Fotolia.com)

    Alças pré-feitas

  1. Meça e recorte dois pedaços de um tubo de tecido pré-fabricado. Para uma bolsa de mão, por exemplo, eles deverão ter 35 cm de comprimento, ao passo que deverão ter 60 cm para a bolsa poder ser apoiada no ombro.

    Corte os pedaços de tubo pré-feito para formar as alças (scissors image by dinostock from Fotolia.com)
  2. Prenda, com um alfinete, cada ponta das alças às pontas opostas que ficam de cada lado da abertura da bolsa, fazendo-as se curvarem como arcos. Elas deverão estar equidistantes agora e deverão ficar na mesma posição, em seus respectivos lados. Se estiver apenas trocando-as, use as mesmas aberturas da alças velhas para as novas.

    Alfinetes retos mantêm as alças no lugar, enquanto são costuradas (sewing image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
  3. Costure as alças com linha e agulha, à māo, ou com uma máquina de costura. Nesse último caso, a tensāo deverá ser ajustada para acomodar a espessura do tubo de tecido.

    Costure as alças manualmente ou com uma máquina de costura (needle image by Radu Razvan from Fotolia.com)

    Alças de tubos de tecidos feitos em casa

  1. Corte dois pedaços de linha para o tubo de tecido no tamanho desejado. Elas deverāo ter, por exemplo, 35 cm para uma bolsa de māo ou 60 cm se a bolsa for dependurada no ombro.

    Use o tecido de sua escolha para fazer seus próprios tubos (store display of fabric image by Joyce Wilkes from Fotolia.com)
  2. Corte dois pedaços de tecido, certificando-se de que este seja grande o suficiente para cobrir a circunferência das linhas obtidas no passo anterior. Eles deverão na verdade ser 5 cm mais compridos do que elas, para compensar as dobras e as costuras. Se, por exemplo, a circunferência das primeiras for de 2,5 cm, os pedaços deverāo ter 7,5 cm de largura e 35 de comprimento.

  3. Coloque o tecido em uma mesa, com o lado de fora virado para baixo. Dobre a 1,2 cm de distância dos lados mais compridos e passe o ferro por cima, para que o tecido fique mais fácil de ser alfinetado e costurado em torno da linha central.

    Use um ferro a vapor para fazer duas dobras bem firmes no tecido (iron image by Eray Haciosmanoglu from Fotolia.com)
  4. Coloque a linha central no tecido e enrole este último por cima dos cordames, para que os dois lados dobrados se sobreponham fielmente à moldura um do outro.

  5. Prenda os dois lados um ao outro, com um alfinete, em torno do cordame, mas a uma distância de 1,2 cm de toda a extensão da alça, horizontalmente ao cordame e às dobras.

    Prenda os lados com alfinetes e a uma distância de 1,2 cm de toda a extensāo do cordame (sewing box image by Edsweb from Fotolia.com)
  6. Costure entāo os lados, juntando-os e deixando-os o mais perto possível do enchimento e remova os alfinetes, quando conveniente.

    Use uma máquina de costura para unir os dois lados por toda a extensāo do tecido (Sewing Machine Needle image by C Agoncillo from Fotolia.com)
  7. Prenda cada alça com alfinetes às suas outras aberturas, deixando-as curvadas como um arco. Elas deverāo estar equidistantes entre si, para que fiquem exatamente na mesma posiçāo, em cada lado da bolsa, quando esta é fechada. Se elas estiverem sendo trocadas, reaproveite as aberturas das alças antigas.

  8. Costure agora as alças manualmente, com agulha e linha, ou com a ajuda de uma máquina de costura. Ao utilizar a máquina, cuide para que a tensão seja ajustada à espessura da linha interna.

    Costure as alças da bolsa manualmente ou com uma máquina de costura (sewing kit image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Dicas

  • Para obter os melhores resultados com os tubos de plástico, recomenda-se costurar as alças manualmente. Dessa forma, evitam-se transtornos com agulhas quebradas de máquina de costura.

Avisos

  • Ao utilizar uma máquina de costura, pressione o pedal dela adequadamente, para ajustar a linha à espessura.

Coisas Necessárias

  • Bolsa pré-fabricada
  • Descosedor
  • Trena
  • Tubos de borracha transparente
  • Tesoura
  • Linha, laço ou fitas de tecido
  • Fita adesiva
  • Agulha grande de cerzir
  • Linha
  • Tubos de tecidos pré-feitos
  • Enchimento de tubos
  • Ferro a vapor
  • Alfinetes retos
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article