Mais
×

Alças e corpos de vestido para todas as formas

Até Reese Whiterspoon tem de ficar atenta com que vestido e decote combinam com sua aparência
Pixland/Pixland/Getty Images

Introdução

É comum dizer que o tipo físico -- seja ele baixo e curvilíneo, alto e magro ou intermediário entre eles -- determina que tipo de roupas deve-se usar. Mas sabia que a forma do seu corpo exerce influência até mesmo sobre o tipo de vestido e estilo de alças que poderá favorecer o seu visual? Veja sugestões de algumas das maiores estrelas para encontrar o modelo perfeito para você na hora de se vestir.

A estrela de "Modern Family" Sofia Vergara no Globo de Ouro de 2011
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Decote profundo

Este sofisticado e feminino recorte é a escolha perfeita para mulheres com muitas curvas e busto grande e que querem expor suas formas com ousadia. O decote profundo -- eleito por Sofia Vergara, a estrela de "Modern Family", no Globo de Ouro de 2011 -- permite que se mostre um pouco do vão dos seios sem exageros. Tenha certeza de que o corpo do vestido esteja bem fechado, mas sem apertar.

Queen Latifah no People's Choice Awards de 2009
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Alças em 'V'

As alças em 'V' são também uma ótima opção se o busto é grande, além de mostrar o belo colo sem dar a impressão de estar transbordando do vestido. As alças em forma de 'V' -- como visto no traje da atriz Queen Latifah no People's Choice Awards de 2009 -- dão sustentação sem cobrir muita pele ou tornar o look parecido ao de uma matrona.

Reese Witherspoon em vestido tomara que caia de decote coração
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Decote coração

Para as damas que não foram tão abençoadas no colo, um decote coração (que desce profundamente no centro do busto) é um fabuloso meio de aumentar um pouco o apelo sensual. Desde que não necessite de muita sustentação, pode-se experimentar um vestido sem alças que mostra um pouco mais do dorso e cria a ilusão de curvas profundas.

Scarlett Johansson no Globo de Ouro de 2011
Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

Decote em 'V'

Um decote em 'V' de bom gosto é uma escolha perfeita para uma mulher voluptuosa. Este decote -- como aparece aqui no modelo escolhido pela atriz Scarlett Johansson no Globo de Ouro de 2011 -- acentua seu colo sem chamar demais a atenção para ele. Delicadas, femininas e elegantes mangas dão ao vestido de Scarlett um visual maduro, portanto esta é uma opção infalível para eventos mais formais.

Katherine Heigl no tapete vermelho da Academy Awards de 2008
Vince Bucci/Getty Images Entertainment/Getty Images

Uma alça

Apesar dos vestidos de um ombro não serem novidade, eles são uma tendência que continua dando sinais de existência dentro e fora do tapete vermelho. Este corte -- usado pela atriz Katherine Heigl na Academy Awards de 2008 -- é sutilmente sensual, mostrando o corpo em pequenas porções. Pode-se usar de forma simples (como fez Katherine) ou com franzidos ou laços sobrepostos. Esse tipo de alça funciona bem para a maioria dos tipos físicos, já que oferece sustentação e cobertura ideais.

A atriz Jessica Biel -- nesta foto no Met Costume Institute Gala de 2010
Larry Busacca/Getty Images Entertainment/Getty Images

Frente única

A atriz Jessica Biel -- nesta foto no Met Costume Institute Gala de 2010 -- tem largos e belos ombros que são uma de suas melhores partes. O que funciona melhor do que desnudar estes ombros com uma frente única? Se a forma do corpo é de pera, que significa que os quadris são mais largos que o busto, um vestido que acentua a parte superior do corpo (como um frente única) pode tornar a aparência mais proporcional.

Miley Cyrus -- aqui, em uma foto do Oscar 2010
John Shearer/Getty Images Entertainment/Getty Images

Espartilho

Para as que desejam dar uma leve melhorada no conjunto da imagem, os vestidos com espartilho são uma boa solução para isso. Esta super sensual e apertadíssima parte de cima funciona melhor em mulheres pequenas como a atriz e cantora Miley Cyrus -- aqui, em uma foto do Oscar 2010 -- que quer dar uma levantada extra ao seu visual e uma grande dose de sensualidade. A não ser que o evento seja informal, este corpo de vestido não é recomendado para mulheres de peitos grandes, uma vez que o busto apertado resultará em uma fenda muito pronunciada.

Charlize Theron exibindo decote 'V" profundo e ousado no Golden Globes de 2012
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

'V' profundo

O profundo mergulho do decote em 'V' cria um visual extremamente atraente e só é recomendado para aquelas mulheres que amam estar sob os holofotes. Este look sedutor é excelente para as que não são muito grandes de busto, uma vez que o tecido pouco ajustado ao corpo e o corte super baixo não oferecem quase sustentação alguma. Este corte também fica maravilhoso em mulheres altas e magras, como a atriz Charlize Theron (aqui no Globo de Ouro de 2012).

Salma Hayek, em vestido de saia lisa e corpo estampado, no Golden Globes de 2012
Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

Corpo estampado

Apesar dos vestidos com a parte de cima estampada ficarem melhor em mulheres de busto pequeno -- já que eles chamam a atenção para o decote e ajudam a criar a ilusão de curvas -- eles também podem ficar muito bem naquelas que são conhecidas por suas belas curvas, como a atriz Salma Hayek, nesta aparição do Globo de Ouro de 2012. Para um melhor resultado, assegure-se de que o corpo do vestido está levemente ajustado ao corpo para ter um decote um pouco mais pronunciado.

Shailene Woodley no Golden Globes 2012 com vestido de alças invisíveis
Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

Alça invisível

Independente de ser nas costas, na cintura ou no decote, a alça invisível se tornou uma das tendências das damas de Hollywood. Quando usadas com um vestido de gala -- especialmente um de decote baixo como este usado pela atriz Shailene Woodley no Globo de Ouro de 2012 -- as alças transparentes funcionam melhor para mulheres de busto pequeno. Se tiver mais corpo e quiser ousar no visual, escolha algo com um decote mais alto para evitar parecer estar com o peito saltando para fora do vestido.