Por que o álcool deixa o rosto inchado?

Escrito por angela tung | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o álcool deixa o rosto inchado?
Consumo de álcool leva ao inchaço do rosto (colorful drinks image by forca from Fotolia.com)

Inchaço facial ou edema facial ocorre quando há um acúmulo de líquido nos tecidos do rosto, segundo o Instituto Nacional de Saúde. Possíveis causas incluem reações alérgicas, infecções, reações a medicamentos e ferimentos. Outra possível causa é o consumo excessivo do álcool, segundo o Conselho de Aconselhamento de Álcool da Nova Zelândia (ALAC).

Outras pessoas estão lendo

Desidratação

Quando o corpo está desidratado, ele compensa retendo água, o que leva a uma dilatação dos vasos sanguíneos e ao inchaço. O álcool suspende a produção de um hormônio anti-diurético, fazendo com que o corpo perca água e vitaminas essenciais através da urina excessiva, segundo a ALAC. O álcool desidrata o corpo, e por este motivo, pode causar retenção de água e inchaço do rosto e do corpo.

Consumo excessivo de longo prazo

Consumo excessivo de álcool é definido como mais de duas doses por dia para homens, e mais de uma dose por dia para mulheres, segundo o Centro para Controle de Doenças (CDC).

Um estudo de 2007 do Departamento de Medicina Interna do Exército Brasileiro mostra que "através de mecanismos que não são inteiramente claros, usuários de álcool apresentam reações de hipersensibilidade... o consumo de álcool tem sido associado a alterações visíveis na pele e exacerbação de doenças da pele," incluindo o inchaço do rosto. O estudo cita o caso de um homem com olhos e lábio superior muito inchados, provavelmente em decorrência do uso excessivo do álcool por uma década.

O bebedor frequente

O bebedor frequente, segundo o CDC, é aquele que faz uso pesado do álcool em um curto espaço de tempo - cinco ou mais doses no caso de homens e quatro ou mais doses no caso de mulheres por pelo menos uma vez a cada duas semanas. O rosto inchado pode ser resultado do uso frequente da bebida, por diversas causas: desidratação crônica, déficit de vitaminas ou hipersensibilidade.

Um artigo no jornal Daily Mail descreve uma cineasta da BBC que experimentou beber cinco vezes por semana por um mês. No fim deste período, ela perdeu a linha da mandíbula, suas bochechas aumentaram de tamanho e ela ganhou gordura na barriga. Ela conseguiu voltar ao "normal" após dois meses sem beber.

Por que o álcool deixa o rosto inchado?
Uso do álcool pode gerar inchaço do rosto (Hangover, Headache, Pain image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

Reação alérgica ao álcool

Mesmo aqueles que consomem álcool com moderação podem ficar com o rosto inchado. A reação alérgica ao álcool é caracterizada por náusea, aumento dos batimentos cardíacos e um rosto vermelho e inchado, segundo a CNN Health.

A alergia é causada por uma deficiência enzimática adquirida comum entre pessoas do leste da Ásia, esta enzima, conhecida como ALDH2, metaboliza o álcool em acetato. Sem a presença do ALDH2, o álcool entra na corrente sanguínea como acetaldeído, uma toxina que causa irritação respiratória e cutânea, incluindo inchaço, inflamação e câncer.

Dicas

Beba com moderação para evitar o inchaço do rosto e outros malefícios do consumo excessivo do álcool. Evite beber com frequência e evite pedir uma dose atrás da outra. Beba de estômago cheio e beba bastante água para compensar a desidratação. Se você tiver reações alérgica ao consumo do álcool, a melhor alternativa é provavelmente parar de beber.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível