×
Loading ...

Como fazer álcool de madeira através da destilação

Atualizado em 17 abril, 2017

Todos os seus pedaços de madeira e recortes de papel podem ser transformados em uma fonte de combustível para uso ao redor de sua casa. Destilar a madeira é um excelente modo de transformar antigos restos em algo novamente útil, e o metanol ou álcool de madeira é um líquido químico que ela solta ao ser destilada, sendo usado em aditivos para radiador e possuindo uso também na produção do biodiesel.

Instruções

O metanol é um líquido que a madeira solta ao ser destilada (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Obtenha uma fonte de calor para sua destilação, o que poderia ser uma fogueira ou um fogão a gás propano ou gás natural. Você também pode usar um fogão elétrico.

    Loading...
  2. Posicione uma panela grande sobre a fonte de temperatura, e coloque um termômetro na panela para controlar a temperatura da mistura de madeira e água. O termômetro será importante para ter certeza que a temperatura da mistura permanece no nível certo ao longo da destilação.

  3. Obtenha um tubo condensador e faça um furo na tampa do vaso que é dimensionada para o tubo — um tubo do condensador é um tubo de metal que atravessa o álcool que evapora. Fixe o tubo do condensador à sua tampa.

  4. Conecte a outra extremidade do seu condensador a um pote ou balde adicional que servirá como o seu recipiente de contenção, e assegure-se de mantê-lo coberto para evitar a perda de álcool.

  5. Coloque os seus resíduos de madeira dentro da panela e encha-a com água. Aqueça-a até chegar a 78 graus Celsius e mantenha-a nessa temperatura. À medida em que a madeira é quebrada, ele liberará o álcool no tubo do condensador e lentamente o escorrerá em seu recipiente de contenção. Você poderá ainda destilar o álcool novamente, aumentando sua pureza.

Loading...

Aviso

  • Execute este procedimento ao ar livre em uma área bem ventilada. Use um equipamento de proteção e fique longe da panela enquanto a madeira está sendo destilada.

O que você precisa

  • Uma fogueira ou um fogão de propano
  • Um pote grande de metal com uma tampa
  • Termômetro de cozinha
  • Tubo de metal
  • Resíduos de madeira e papel
  • Recipiente de metal

Referências

Loading ...
Loading ...