Mais
×

Aleitamento materno e Tylenol DC

Uma nova mãe pode se encontrar sem dormir durante a noite devido ao inchaço e as dores nos seios causados pelo aleitamento, mesmo quando o bebê estiver dormindo. O Tylenol DC supostamente alivia a dor e a insônia, mas apresenta efeitos colaterais para o bebê.

O Tylenol DC pode ser seguro para o aleitamento materno sob a supervisão de um médico (sleep image by DXfoto.com from Fotolia.com)

Propósito

Uma mulher a amamentar seu bebê pode querer tomar o medicamento para o alívio de dores de cabeça ou dor corporal, ou ainda para remediar a insônia. Ao contrário de remédios especificamente projetados para o sono, os efeitos do Tylenol DC duram de 4 a 6 horas somente.

Ingredientes

O Tylenol DC é composto por 500 miligramas do analgésico acetaminofeno e 25 miligramas de difenidramina HCl para remediar a insônia, sendo a primeira destas substâncias inclusa na lista de 'agentes recomendados' como analgésicos pelo "American Family Physician" para mulheres a amamentar. Antihistamínicos sedativos como a difenidramina HCl no Tylenol DC são listados como uma escolha de medicação alternativa, mas não estão contidos na lista de remédios seguramente recomendados.

Efeitos colaterais instantâneos

Há um risco de efeitos colaterais para o bebê caso a mãe tome este medicamento, devido ao agente para insônia utilizado. A Academia Americana de Médicos Familiares (AAFP) avisa que o bebê pode se tornar tonto, irritado, chorar sem motivo ou sofrer de distúrbios de sono devido ao medicamento, que é passado pelo leite materno. O "American Family Physician" sugere reduzir os riscos destes efeitos colaterais ao alimentar o bebê logo antes de tomar o medicamento.

Efeitos colaterais para a mãe

O Tylenol DC lista como efeito colateral a letargia. Uma mulher a amamentar deve tomar cuidados e planejar para que outra pessoa cuide da criança durante a noite caso a mãe seja incapaz de acordar. O remédio também pode causar sonolência no dia seguinte àquele em que foi tomado, sendo a intensidade deste efeito variável e dependente das horas dormidas entre os dias e alguns outros fatores. A AAFP também afirma que a parte do remédio que combate a insônia pode reduzir a quantia de leite produzida.

Avisos

Os fabricantes de Tylenol DC avisam que as mães devem visitar seus médicos antes de tomar o medicamento. Outros fatores que podem influenciar na quantia de medicamento transferida ao bebê pelo leite são a prematuridade e a ação conjunta com demais medicamentos que a mãe possa estar tomando.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article