×
Loading ...

Alergia a papagaio

Atualizado em 23 março, 2017

Muitas pessoas acham que ter um papagaio é uma boa maneira de escapar de alergias mesmo com um animal em casa. Como as pessoas normalmente sabem apenas de suas alergias a cachorros ou gatos, elas não costumam pensar que são alérgicas a papagaios até terem uma crise.

A caspa produzida pelo papagaio pode causar alergia em humanos (Parrot image by Snezana Skundric from Fotolia.com)

Causas

Muitas pessoas que são alérgicas a papagaios não são alérgicas ao pássaro em si, mas sim à caspa que ele produz diariamente. Alguns pássaros tendem a produzir mais do que outros. Periquitos e caturras produzem pouca caspa, mas cacatuas e papagaios-cinzentos produzem bastante. Assim, esses dois últimos são os piores pássaros para ter como animal de estimação se você for alérgico.

Loading...

Sintomas

Os sintomas para alergia a papagaio tendem a ser iguais aos sintomas de outras alergias. Eles podem incluir nariz escorrendo e coceira ou olhos doloridos, que podem lacrimejar ou ficar vermelhos e inflamados. Além disso, você pode sentir coceira na garganta, causada ao respirar a caspa produzida pelo papagaio.

Diagnóstico

Um médico pode determinar se você é alérgico especificamente a papagaios ou se há um segundo fator relacionado à ave que possa estar causando problemas. Existem casos, por exemplo, de pessoas alérgicas ao tipo de comida que o papagaio está comendo.

Tratamento

Os tratamentos variam e podem incluir um "borrifo" diário no seu papagaio para diminuir a caspa. Além disso, esfregar a gaiola da ave com um pano frio e úmido todos os dias diminuirá a caspa que está causando problemas. Se a alergia for causada pelo alimento do pássaro, você pode experimentar outras marcas até encontrar uma que não dê alergia. Naturalmente, você também pode se automedicar com anti-histamínicos ou usar purificadores de ar e sistemas de filtro.

Prevenção

Embora não existam métodos garantidos de prevenção da alergia a papagaios, existem certas coisas que você pode fazer para evitar crises. Já que essas aves possuem muita caspa, você pode borrifar água no animal diariamente. Isso diminuirá a quantidade de caspa produzida e dará ao seu papagaio uma experiência prazerosa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...