Alergias de pele em chihuahuas

Escrito por stephany elsworth | Traduzido por eduardo levy
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alergias de pele em chihuahuas
Alergias de pele podem causar coceira e irritação nos chihuahuas (chihuahua image by Digitalpress from Fotolia.com)

Com frequência os chihuahuas sofrem de alergias de pele, que podem ser causadas tanto por fatores ambientais, como purificadores de ar, fumaça de cigarro, pólen e mofo, quanto por sensibilidade a certos alimentos. Quando sofre de alergia de pele, o cachorro tem coceira crônica, vermelhidão e perda de pelos e pode também desenvolver infecções bacterianas secundárias. Exames veterinários podem mostrar o que está causando a alergia e o rumo de tratamento a ser seguido.

Outras pessoas estão lendo

Eczema

O eczema faz com que a pele do cachorro fique avermelhada e com que ele tenha coceiras e, às vezes, urticárias, erupções cutâneas e perda de pelo. O problema pode ser desencadeado por alergias internas, como reações a determinados alimentos, ou alergias externas, causadas por fatores ambientais, como detergentes e produtos de limpeza. O site Vet Info sugere tratar o eczema com pomadas antibióticas e xampus medicinais. O veterinário também pode receitar vitaminas e medicamentos que aumentem a imunidade para controlar os surtos.

Seborreia

Os chihuahuas alérgicos podem desenvolver seborreia, doença que, segundo o site Pet Education, faz com que a pele fique extremamente seca, oleosa, quebradiça e escamosa. Alguns cachorros têm predisposição genética à doença, chamada, nesse caso, de seborreia primária, mas a seborreia secundária é causada por alergias, desequilíbrios hormonais, problemas nutricionais ou parasitas. Além de ficar escamosa e seca, a pele do animal pode tornar-se vermelha e com urticárias, e os ouvidos dele podem inflamar. Também é possível que ele se lamba com mais frequência do que o normal. Os sintomas podem ser tratados com xampus medicinais, remédios e suplementos de ácidos graxos ômega 3.

Alergia a pulga

De acordo com o Pet Education, há mais de 15 antígenos, isto é, causadores de alergia, na saliva das pulgas. Os cães com dermatite alérgica causada por pulga podem arranhar a pele e morder a base do rabo, além de perder o pelo da área. Nos casos mais graves, o animal pode ficar inteiramente vermelho e irritado e perder todo o pelo. Os sintomas podem ser controlados com a erradicação do parasita.

Alergias a alimentos

De acordo com o site Pet MD, alergias alimentares podem causar surtos de alergias internas e externas nos chihuahuas. A intolerância a certos alimentos pode causar coceira, irritação e perda de pelo, além de vômito e diarreia. Como muitos cães são alérgicos a produtos presentes nas rações comuns, como ovos, laticínios e milho, o Pet Education sugere uma dieta de eliminação de alimentos para determinar a causa da alergia. Ela limita a dieta do animal a uma proteína e um carboidrato, como carne e arroz, e ele deve permanecer na dieta recomendada, o que significa que não se pode dar biscoitos nem outros presentes a ele. Assim, pode-se descobrir o alimento causador da alergia e passar a utilizar uma dieta que não faça mal ao bichinho.

Alergias por inalação

É comum nos cães a alergia causada por elementos inalados, como pólen, mofo, poeira ou ácaros. Os sintomas são coceira e irritação cutânea generalizada. Pode-se tratar essas alergias com remédios de pele como hidrocortisona, ou com xampus hipoalergênicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível