Alergias podem deixar uma pessoa cansada?

Escrito por om paramapoonya | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alergias podem deixar uma pessoa cansada?
O cansaço pode estar condicionado a uma causa alérgica (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

As causas das alergias estão à espreita em todos os lugares, resultando em todos os tipos de sintomas. Até mesmo o seu cansaço pode ser atribuído a uma causa alérgica. É importante entender como as alergias e o cansaço estão relacionados e aprender algumas estratégias de estilo de vida que podem melhorar em grande parte sua qualidade de vida.

Outras pessoas estão lendo

Alergias e cansaço

A SFC ou Síndrome da Fadiga Crônica pode ser causada por muitos fatores de saúde: desde privação de sono, deficiência de vitaminas, problemas psicológicos até associações de doenças. Às vezes pode ser difícil, até mesmo para um médico, identificar a causa. Investigadores descobriram, no entanto, que mais de 50% dos pacientes com SFC também têm alergias. Por que alergias provocam letargia? Alergias super estimulam ou sobrecarregam o sistema imunológico e, portanto, fazem o corpo se sentir desgastado. A congestão nasal interfere com a respiração durante o sono e provoca uma espécie de apneia do sono que impede a pessoa de ter um sono reparador profundo. Durante a resposta alérgica, o corpo vai liberar citocinas excessivas, que são substâncias químicas que fazem você se sentir fraco, semelhante à maneira como você se sente quando está gripado.

A sua SFC está relacionada com alergia?

Se você já tiver tido pelo menos quatro dos seguintes sintomas por mais de seis meses, você provavelmente sofre de SFC: má memória de curto prazo e incapacidade de concentração, dor de garganta, dor muscular, dor nas articulações (sem inchaço ou vermelhidão), dor de cabeça crônica, gânglios linfáticos sensíveis e/ou constante sensação de desconforto.

Dr. Leo Galland, o autor do Poder de Cura, escreveu que é possível identificar se o seu cansaço está relacionado a alergias ou não por ver como seu corpo reage ao exercício. Se a alergia estiver relacionada, seu corpo deve reagir bem a rotinas de exercícios suaves e curtos e se sentir energizado. Se o cansaço é causado por outros motivos, no entanto, o exercício não vai ajudar e pode até fazer você se sentir pior.

Trate as alergias e cure a fatiga

Seu cansaço vai embora se suas alergias forem devidamente tratadas. Visite seu médico e faça uma avaliação completa para as alergias a fim de descobrir a que você é alérgico e o que deve evitar. Mantenha a sua casa limpa e seca para evitar poeira e mofo. Banhe seus animais de estimação que ficam dentro de casa pelo menos uma vez por semana. Lave os lençóis e as fronhas em água quente semanalmente. Se você costuma ter congestão nasal, tente dormir em uma cadeira - ela irá ajudá-lo a respirar melhor do que deitado. Lave as narinas com um spray de soro fisiológico uma ou duas vezes por dia para limpar alérgenos.

Alimentação apropriada e suplementos

Um sistema digestivo não saudável pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentar a sua sensibilidade a alergias e, consequentemente, tornar o seu corpo impotente e desconfortável. Estritamente evite alimentos aos quais você é alérgico. Se você tiver problemas digestivos crônicos, visite o seu médico e verifique se há parasitas intestinais. Duas a três xícaras de chá de camomila por dia podem reduzir o cansaço e a dor muscular. Tome suplementos de ginseng siberiano para diminuir a produção de citocinas. Tente adicionar alguns desses alimentos de combate à alergia ao seu menu diário (a menos que você seja alérgico a eles): iogurte, óleo de canola, azeite de oliva, peixes de água fria, frutas frescas e vegetais.

Exercite-se

Porque o exercício é bom para as alergias? O exercício faz com que os vasos sanguíneos em seu nariz se contraiam, aumentando o espaço para o ar e, consequentemente, abrindo a cavidade nasal. Porém, não exagere. Comece devagar. Faça exercícios leves, como ioga ou tai chi, ou rotinas lentas de condicionamento aeróbico como caminhar, andar de bicicleta e nadar por cerca de 15 a 30 minutos diários.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível