×
Loading ...

Como as aletas amassadas afetam um ar-condicionado?

As aletas de alumínio amassadas na bobina de um ar-condicionado podem reduzir a capacidade do aparelho em absorver e transferir calor. Por isso, muitas lojas de climatização e de reformas vendem "pentes para aletas", pequenas ferramentas usadas para consertar as aletas amassadas. Esse procedimento, aliado a uma limpeza completa, pode melhorar a eficiência do seu aparelho.

As aletas amassadas podem reduzir a eficiência até mesmo nos condensadores dos aparelhos de ar-condicionado central (Comstock/Comstock/Getty Images)

Lado frio

Do lado frio da bobina do aparelho, ou seja, no distribuidor de ar das centrais de ar-condicionado e na parte interna dos aparelhos de janela, as aletas amassadas podem reduzir o fluxo de ar. Elas impedem que o ar que é puxado do ambiente seja distribuído por igual ao longo da bobina refrigerante fria. Consequentemente, o ar não alcançará algumas partes da bobina e o aparelho conseguirá refrigerar menos ar.

Loading...

Lado quente

Do lado quente do ar-condicionado, ou seja, na parte externa dos aparelhos de janela ou no condensador de ar externo de uma central, as aletas amassadas inibem a troca de calor. Os aparelhos de ar-condicionado funcionam através da absorção do ar do ambiente interno e da dissipação do calor no ambiente externo. Se as aletas do condensador estiverem amassadas, o ar não passará suficientemente pelas bobinas quentes e uma parte do calor será retido, reduzindo a eficiência geral do aparelho.

Acúmulo de sujeira

É fundamental que as bobinas e as aletas sejam mantidas limpas e sem sujeira. As aletas amassadas são mais difíceis de aspirar ou limpar devido à redução do espaço entre as peças metálicas. Ao longo do tempo, as partes amassadas da bobina podem ficar entupidas devido à sujeira, reduzindo ainda mais a eficiência do aparelho por causa da inibição do fluxo de ar.

Danos à bobina

As aletas amassadas não indicam necessariamente danos na bobina, mas podem facilitar a ocorrência destes. As aletas de alumínio servem não apenas para ajudar o fluxo do ar, mas também para proteger as bobinas de cobre que são muito sensíveis. Um pedaço de cascalho ou granizo que acerte uma aleta já enfraquecida e danificada pode perfurar a bobina de cobre e causar vazamento do refrigerante. As aletas amassadas devem ser desamassadas, usando um "pente para aletas" que pode ser comprado em lojas de artigos para o lar.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...