Algicidas para matar algas filamentosas

Escrito por alex burgess Google | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Algicidas para matar algas filamentosas
As algas sufocam as plantas rapidamente se não forem tratadas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Os lagos de jardins desenvolvem algas filamentosas quando a luz do sol e o excesso de nutrientes na água alimentam os esporos temporariamente inativos das algas durante a primavera. As algas podem dobrar de volume em um dia quente de verão, obstruindo o filtro e sufocando as plantas. Diferentes tipos de algicidas matam as algas de formas diferentes. Você pode escolher produtos naturais, químicos, para sombreamento ou floculantes, dependendo do tipo de lago e do seu conteúdo. Calcule o volume com precisão utilizando uma calculadora antes de administrar o tratamento com algicida.

Outras pessoas estão lendo

Algicidas naturais

Os algicidas contendo palha de cevada são seguros para a maioria dos lagos de jardins domésticos. A cevada é um algicida natural e não oferece qualquer risco às plantas ou aos peixes, incluindo as carpas. Pós e soluções líquidas contêm extrato de palha de cevada concentrado ou ativado. Você também pode colocar um punhado de palha amarrada embaixo de uma pedra do lago como uma alternativa natural de algicida que age em harmonia com o ecossistema local. Retire as algas mortas assim que ficarem marrons e antes que se decomponham completamente, pois contaminarão a água quando começarem a apodrecer.

Algicidas químicos

Algicidas químicos à base de cobre erradicam rapidamente as algas filamentosas, mas podem ser nocivos para os peixes e as plantas. As carpas são extremamente sensíveis ao cobre, portanto, verifique os avisos no rótulo do algicida escolhido antes de usá-lo em um lago com esses peixes. Os tratamentos químicos devem ser utilizados com cautela quando houver crianças e animais de estimação por perto. Escolha uma marca adequada que não seja prejudicial a eles. Ouriços, sapos, girinos e outros bichos também são afetadas por alguns algicidas químicos, por isso, se houver muitos animais silvestres visitando o lago, talvez seja melhor usar uma solução natural.

Agentes de sombreamento

A algas se desenvolvem melhor quando a iluminação natural é abundante. Os algicidas com agentes de sombreamento bloqueiam o sol com eficácia e a alga morre. Esses agentes contêm um corante que escurece a água do lago, reduzindo a penetração da luz do sol. Esses algicidas deixam a água azul ou negra e costumam não ser adequados para lagos com peixes. Leia as instruções do fabricante cuidadosamente antes de comprar, pois esses produtos químicos também podem deixar um resíduo colorido no cascalho, nas rochas e nas plantas.

Floculantes

Touceiras grandes de algas filamentosas podem ficar dependuradas na água, derramando partículas finas demais para remover por filtragem. A espuma flutuante na superfície deixa a água verde e turva ou escura, além de proporcionar o desenvolvimento de tufos de algas. O algicida floculante une as partículas suspensas, de modo que fiquem grandes o bastante para serem apanhadas manualmente na rede, sedimentarem-se no fundo do lago ou ficarem presas no filtro. Os floculantes trabalham bem junto com outros produtos como a palha de cevada, produzindo resultados eficientes e um lago livre de algas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível