×
Loading ...

Como saber se alguém está mentindo por telefone ou por e-mail

Atualizado em 23 março, 2017

Desenvolver a habilidade de detectar mentiras pode ajudá-lo a lidar melhor com situações de desonestidade. Apesar de não haver como saber todas as vezes se alguém está mentindo ou não, há sinais que podem ser detectados, mesmo que a mentira seja contada por telefone ou por e-mail. Caso você tenha razões para desconfiar da veracidade das informações que está recebendo, tente prestar atenção aos possíveis sinais da mentira.

Instruções

A comunicação por telefone ou por internet pode dificultar a detecção da mentira (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

    Telefone

  1. Ouça as pausas. Apesar de um certo grau de pausas ser natural, quando alguém faz pausas repetidas vezes ao conversar, isso pode ser um sinal de que essa pessoa não esteja dizendo a verdade. A pausa constante, especialmente antes de alguma afirmação mentirosa, pode indicar a hesitação do indivíduo por mentir ou a tentativa de estruturara ideia antes de dizê-la.

    Loading...
  2. Esteja atento a acelerações do discurso. Como o "Psycology Today" diz, muitas pessoas falam em pequenos rompantes de discurso acelerado ao mentir. Essa aceleração inconsciente está geralmente ligada ao nervosismo por estar mentindo e o desejo de terminar logo com isso.

  3. Ouça as mudanças de informações. Caso a pessoa com quem você esteja conversando demonstre mudanças notáveis de entonação de voz, ela pode não estar sendo tão honesta quanto deveria. O fato do indivíduo usar um mesmo tom durante todo o discurso e o modificar apenas durante a informação que você deseja saber é particularmente revelador.

    E-mail

  1. Compare as afirmações com a de e-mails anteriores. Por se tratar de linguagem escrita, você pode identificar as mentiras com mais facilidade. Tire vantagem dessa oportunidade e verifique mensagens anteriores atento a qualquer discrepância.

  2. Fique atento com a super elaboração. Caso a mensagem apresente grande quantidade de detalhes ao discutir um assunto do qual você desconfia, a pessoa provavelmente não está dizendo a verdade. A elaboração excessiva é um sinal comum da mentira, já que os indivíduos que a estão contando podem subconscientemente elaborar uma variada gama de detalhes para tornar a história convincente.

  3. Procure por falhas de lógica. Caso a informação da qual você desconfia pareça não ter lógica, provavelmente é uma mentira. Releia o e-mail várias vezes e teste sua lógica, e verifique se soa verdadeiro. Caso não soe, provavelmente é uma mentira.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...